DESTAQUE 1 Jurídico

TJMT deve escolher novos desembargadores nesta segunda-feira (18)

A presidente Clarice Claudino da Silva quer realizar a sessão de escolha dos novos desembargadores do TJMT na segunda-feira (18), mas ainda é necessário que o processo administrativo de informações dos magistrados que se candidatarem seja finalizado pelo desembargador Juvenal Pereira da Silva até sexta-feira (15), uma vez que existem impugnações a serem decididas pelo órgão.
Outro entrave para a realização da sessão de escolha dos novos membros do TJMT está na possibilidade das decisões de Juvenal Pereira da Silva serem passíveis de recurso, o que levaria a definição para o ano que vem, uma vez que seria necessário analisar os eventuais recursos dos magistrados que se considerarem prejudicados.
Serão escolhidos quatro magistrados por merecimento e dois magistrados por antiguidade, além de ser definida a lista tríplice do Ministério Público para encaminhamento e escolha do governador Mauro Mendes. Os magistrados mais antigos inscritos são Jorge Luiz Tadeu Rodrigues e Vandymara Galvão Ramos Paiva Zanolo, que devem ser escolhidos sem maiores problemas em razão de preencherem os requisitos legais.
Na disputa pelo merecimento, segundo informam os corredores da Corte de Justiça, aparecem vários magistrados como favoritos as vagas entre eles Anglizey Solivan de Oliveira, Rodrigo Roberto Curvo, Luiz Octávio Sabóia Ribeiro, José Luiz Leite Lindote, Agamenon Alcântara Moreno Júnior, Lídio Modesto da Silva Filho, Marcos Faleiros da Silva, Amini Haddad Campos e Francisco Alexandre Ferreira Mendes.
Também na sessão de segunda-feira (18) do TJMT poderá ser escolhida a lista tríplice do MP/MT e estão concorrendo a procuradora de justiça Eunice Helena Rodrigues de Barros, a promotora de justiça Lindinalva Correia Rodrigues e os promotores de justiça Wesley Sanches Lacerda e Marcos Regenold Fernandes. Wesley Sanches Lacerda e Marcos Regenold despontam como favoritos pelas informações obtidas até o momento.
A vaga destinada ao desembargo para OAB/MT, por força do quinto constitucional, será definida apenas no ano que vem, pois o Conselho Estadual da instituição irá se reunir apenas no dia 20 de dezembro vindouro, quando começa o recesso forense, para escolher os nomes de seis advogados a serem encaminhados ao TJMT. Figuram como favoritos os advogados Flaviano Taques, Jackson Coutinho, Marden Tortorelli, André Sguarezzi, André Stump, Ana Lúcia Ricarte, Daniela Echeverria, Gláucia Amaral, Dinara Arruda, Juliana Zafino e Hélio Nishiyama.

Marcelo Toledo

About Author

Jornalista e colaborador especial para o Circuito MT.