Nacional

TJ está em 25º lugar entre 36 tribunais avaliados pelo CNJ

Os dados foram apresentados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ontem (27) para ter o controle sobre o alcance da meta 18 nos Estados brasileiros.
 
O documento aponta que a justiça mato-grossense está abaixo da média nacional, com 50,39% dos processos referentes à administração pública, sendo que a média nacional está em 54%. 
 
Em relação aos 1.665 processos de improbidade administrativa, o Tribunal julgou 871, ficando pendente 784 o que significou a 15º lugar com 52,63%. 
 
Já os processos criminais, o Estado ocupou a 29º colocação com apenas 47,82% julgando apenas 690 dos 1443 processos tramitados no órgão. 
 
A Meta 18 foi estabelecida no VI Encontro Nacional do Poder Judiciário, promovido pelo CNJ em novembro de 2012, em Aracaju/SE. O objetivo é julgar, até o fim de 2013, os processos contra a administração pública e de improbidade administrativa distribuída ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), à Justiça Federal e aos Estados até 31 de dezembro de 2011.
 
O índice de cumprimento da meta, que ficou em quase 54%, foi menor do que a previsão feita pelo CNJ, que esperava pelo menos 70% da meta cumprida. Apenas 11 dos 36 tribunais conseguiram alcançar índices superiores a 70%.
 
O controle sobre o alcance da meta é feito pelo Grupo de Monitoramento, presidido pelo conselheiro Gilberto Martins e, este ano, incluirá visitas aos tribunais para verificar o cumprimento das medidas.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus