O Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio da Coordenadoria de Tecnologia da Informação participará da 12ª Edição do Congresso de Inovação do Poder Judiciário (CONIP), que será realizado este mês em Brasília. A equipe da TI (Tecnologia da Informação) apresentará o da ferramenta Nuvem.
De acordo com a Coordenadoria de TI (CTI) do tribunal, a ferramenta facilita a mensuração de custos atrelados ao consumo de ativos de tecnologia e viabiliza a priorização de investimentos. A principal mudança gerou a capacidade de rápida adaptação às necessidades de sistemas como o Processo Judicial Eletrônico (PJe), que resulta em melhoria dos serviços judiciários, pois garante alto desempenho e disponibilidade.
“A Nuvem vem dar uma contribuição enorme na gestão dos nossos recursos computacionais que estão disponíveis no Data Center. Sabemos que os investimentos, os custos de tecnologia da informação são elevados e a responsabilidade da área é fazer gestão adequada, saber quanto está gastando com cada serviço, poder fazer esse monitoramento de como esse recurso está sendo consumido em cada serviço e demandado pelas áreas, para que possamos prorrogar o máximo possível a execução de novos investimentos”, disse o coordenador Thomás Augusto Caetano.
O TJMT participará do Congresso com o diretor de conectividade da CTI, Francisco Marcílio, e o gerente de infraestrutura de TI, Rodolfo de Siqueira, respectivamente, como palestrantes explanando sobre a ferramenta Nuvem.
“A Nuvem ou Cloud é mais fácil, mais inovadora para que possamos fornecer serviços de infraestrutura de TI. Essa maneira nova de prover isso nos garante maior eficiência e uma maior agilidade na forma de garantir infraestrutura de TI. Antes, a gente fazia de uma forma mais burocrática e mais lenta, porque tem uma série de parâmetros que temos que configurar antes de provisionar de fato a infraestrutura. Com a nuvem, diminuímos esse tempo. O que demorávamos uma semana, 15 dias para fazer, hoje fazemos em 20 minutos. O nosso tempo de resposta para o cliente ficou bem mais rápido”, explicou o gerente de infraestrutura, Rodolfo de Siqueira.
Um dos setores que utiliza a ferramenta Nuvem dentro CTI, é o Departamento de Sistemas e Aplicações (DSA). Para a equipe que faz uso da ferramenta, ela facilitou o trabalho porque entrega infraestrutura como serviço.
O gerente reforça que a Nuvem traz melhorias para o serviço de informática da Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário porque por meio dela, os técnicos conseguem testar versões com mais velocidade.
“Antes da Nuvem, tínhamos uma demora maior para conseguir chegar ao mesmo nível de testes, de velocidade de entrega dos nossos produtos. Agora, conseguimos fazer testes de software, hospedagem, utilizações para nossas aplicações de forma mais rápida e com isso obviamente garante a qualidade dos produtos para o usuário final”, concluiu o gerente.
A 12ª edição do CONIP será realizada nos dias 27 e 28 de setembro em Brasília. Participam do evento, responsáveis pela área de TI de inúmeros setores do governo federal e também dos estaduais.