Esportes

Tite já monitora destaques corintianos que ganharam Brasileiro sub 20

Dois dias depois de Tite ser apresentado pelo Corinthians, o auxiliar técnico Cléber Xavier chegou a Porto Alegre. Por lá, acompanhou a semifinal e a final do Campeonato Brasileiro sub-20, vencido pelo clube na manhã do último domingo, em final contra o Atlético-PR. Homem de extrema confiança do treinador, ele iniciou monitoramento sobre as divisões de base corintianas.

De Marcelo Rospide, superintendente técnico da base e amigo pessoal de longa data, Cléber ouviu sugestões sobre três jogadores que podem compor os planos do Corinthians para 2015. Em comum entre o zagueiro Rodrigo San, o volante Marciel e o meia Gustavo Vieira, destaques do Brasileiro sub-20, está o fato de que chegaram ao clube recentemente. São muito mais "forasteiros" que criados no próprio Parque São Jorge. 

Nascidos em 1995, eles foram contratados para reforçar o time de juniores que havia sido vice-campeão da Copa São Paulo em janeiro. A autocrítica dos dirigentes da base é de que o processo de formação do Corinthians precisa evoluir, sobretudo no sub-13 e sub-15. Por isso, hoje, boa parte da equipe sub-20 é formada por garotos com esse perfil, contratados já próximos de atingir a idade profissional.

Eleito o melhor jogador da competição e autor do gol do título, o paraguaio Gustavo Vieira foi contratado em agosto e chamou a atenção pela boa técnica. Seja como meia ou segundo volante, o ex-jogador do Rúbio Ñu é aquele que mereceu as melhores recomendações de Rospide a Cléber Xavier. Na chegada ao Corinthians, ele teve o aval de Gamarra, investidor na equipe paraguaia. Agora, jogará o Sul-Americano sub-20 por seu país em janeiro e não estará na Copa São Paulo.

Quem também se destaca desde que chegou ao Corinthians, em abril, é o volante Marciel. Também campeão do Paulista sub-20 no mês passado, ele foi indicado pelo ex-volante Emerson, dono do clube formador Fragata-RS. Bom marcador e passador, ele tem passagem pelas divisões de base da Roma-ITA, da qual saiu por questões relativas ao passaporte.

Já o zagueiro Léo San, rápido e técnico, defendia a equipe profissional do Marília e disputou a última Série A-2 antes de ser contratado em maio. Ele foi eleito pelos dirigentes corintianos como um dos principais nomes desta temporada. 

Único destaque genuinamente corintiano, o atacante Matheus Cassini, 18 anos, deve permanecer mais uma temporada na base por ser mais jovem que os demais. Ele chegou ao clube com 12 anos e, em 2013, dividiu o ataque com Malcom no título do Paulista sub-17. 

De acordo com Rospide, o novo regulamento do Campeonato Paulista dificulta a afirmação de tantos jovens em 2015. A Federação Paulista de Futebol exige que 28 jogadores sejam inscritos, o que vai tirar espaço de alguns garotos. 

No Brasileiro sub-20, vale lembrar, dois jogadores que já compõem o grupo profissional foram campeões. Guilherme Arana, lateral esquerdo, e Pedro Henrique, zagueiro. A princípio, eles estarão disponíveis para Tite depois da Copa São Paulo.

Fonte: UOL

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos