Esportes

Time reserva dá o recado, e Brasil supera dominicanas no Grand Prix

 
O próximo compromisso do Brasil será domingo contra as donas da casa, penúltimas colocadas e sem mais chances de classificação. Vencedor em 1994/96/98/2004/05/06/08/09/13, o quadro brasileiro, por sua vez, busca o decacampeonato. Com cinco conquistas, os EUA vêm em seguida no ranking. 
 
Começando a partida com a equipe reserva, o time nacional viu as dominicanas abrirem 2 a 0, mas logo virou para 4 a 3. A recepção brasileira, que mostrou inconstância contra os EUA, estava atento, facilitando o trabalho da levantadora Fabíola. Após levar a vantagem de 8 a 5 para a primeira parada, o Brasil ficou no bloqueio, e a República Dominicana chegou a empatar em 12 pontos. Mas a seleção voltou a se impor, abriu vantagem e selou a parcial inicial em 25 a 19 após Gabi explorar o bloqueio dominicano. 
 
As meninas começaram de forma avassaladora o segundo set e rapidamente foram para a parada técnica com 8 a 2 a favor. O passeio seguiu incontestável. Sem dar chances às desmotivadas oponentes, a equipe nacional chegou a fazer 15 a 2, sendo 11 pontos na passagem de Tandara no saque. Sem forçar mais o ritmo, o Brasil chegou rapidamente a 25 a 11, levando a parcial depois de uma cravada de Gabi, maior anotadora do jogo (18 pontos). 
 
Tal como no inicial, a República Dominicana fez 2 a 0 no terceiro set, porém, mesmo sem o ímpeto de antes, as reservas brasileiras passaram a frente em 5 a 4, mas viram as rivais fazerem 8 a 7. Diferentemente das anteriores, a parcial seguia equilibrada, com as dominicanas chegando a fazer 12 a 10. O time comandado por José Roberto Guimarães, no entanto, pareceu acordar e retomou as rédeas, indo para a segunda parada técnica com a vantagem de 16 a 13. Mas a facilidade encontrada antes já fazia parte do passado e, depois de salvar quatro set points, o Brasil finalmente conseguiu 29 a 27, liquidando a fatura em 3 a 0 após 1h23 de luta.  
 
A fase decisiva do Grand Prix acontecerá no Japão, de 20 a 24 de agosto. Participam da etapa final as quatro equipes mais bem classificadas, além da seleção do país sede e do vencedor do playoff da segunda divisão (Holanda, Porto Rico, Polônia ou Bélgica). Invicto na competição, o Brasil chegou a 23 pontos e se classificara antecipadamente para a fase final. Até agora, a China (pega a Sérvia neste sábado) está em segundo lugar, com 16, e a Turquia (enfrenta a Rússia) em terceiro, com 13.
 
Aproveitando para descansar as titulares, Zé Roberto colocou em quadra Fabíola, Fabiana, Tandara, Natália, Carol, Gabi e a líbero Camila Brait. Entraram também Dani Lins, Andréia e líbero suplente Léia.
 
GloboEsporte

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos