O upgrade no hardware foi pequeno, mas necessário diante da nova concorrência. E uma das novidades mais esperadas foi a nova tela FullHD, agora de 5 polegadas. Com tecnologia OLED, ela consegue reproduzir cores com vividez e força, de um modo ainda pouco visto no mercado.
Durante os testes pudemos jogar Asphalt 8, tirar fotos e vídeos, e navegar na Internet. Não há absolutamente nada a reclamar da tela, e até para leitura ela ficou melhor. Comparado à geração passada, a pequena irritação causada a longo prazo com leitura de textos, por conta dos caracteres pixelados, agora não mais é um problema.
Para proteger o display, a Nokia colocou uma lâmina do Gorilla Glass 3, versão mais recente disponível no mercado, que diminuiu a espessura da tela e aumentou sua resistência a impactos. Por razões óbvias, entretanto, não pudemos testá-la.
O aumento na tela não trouxe impactos relevantes em seu design. Pelo contrário: a área de trabalho aumentou e as bordas negras ficaram menores que as do 920. A usabilidade continua excepcional e as laterais metalizadas conferem o toque premium que poucos smartphones top de linha fazem questão de trazer.
Além da tela, houve mudanças também na câmera, uma PureView de 20 megapixels com estabilização óptica (OIS) e lentes Zeiss, que voltou a ter quatro microfones (no 925, a Nokia diminuiu para três). Assim, o Lumia 930 mantém a tradição PureView, tirando fotos e fazendo filmagens com gravação surround como poucos telefones sabem fazer.
Dentro, o novo processador quad-core Snapdragon 800 de 2,2 GHz e a memória RAM de 2 GB praticamente não podem ser testadas. Por se tratar do hardware mais potente em trabalho no Windows Phone, tudo roda muito bem, sem travamentos.
No áudio, é possível ouvir música com a qualidade de antes – incluindo as otimizações da Dolby. O alto-falante externo, pequeno, também é bem potente e dá conta do recado mesmo em eventos barulhentos, como o último da Microsoft.
Além do hardware, a grande novidade deste modelo é o Windows Phone 8.1. A principal mudança é a tela principal, com a quarta fileira de Live Tiles. Ela ficou perfeitamente adaptada à tela menor (antes, só estava disponível nos foblets Lumia 1520 e 1320), tirando totalmente a antiga impressão que se tinha de baixa resolução, por conta do tamanho das Live Tiles antigas. Além disso, a adição da central de notificações foi uma novidade muito bem-vinda.
Até chegar no Brasil, ainda há muito tempo para realizar ajustes no Windows Phone 8.1. Porém, de fato, o Lumia 930 está pronto para bater em seus concorrentes mais novos, como o Galaxy S5, o Xperia Z2 e os futuros LG G3 e Moto X+1.
TechTudo