O secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive, disse nesta terça-feira (10) que não existe risco de mudança no grau de investimento dos títulos do governo federal por parte das agências de classificação.
“A agência de rating basicamente olha a credibilidade da política fiscal. Tem sido demonstrado, na verdade, que é a meta de superávit é uma meta do governo, da presidenta Dilma; que a gente tem buscado, a cada momento, anunciar medidas que dão, alimentam e sinalizam para o alcance dessa meta. Então, agência de rating, na verdade, avalia a credibilidade da política fiscal.”
Santive participou do anúncio das medidas que facilitam aplicações no Tesouro Direto a cidadãos que pretendem fugir de outros investimentos oferecidos por bancos e corretores.
No último dia 5, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e outros integrantes da equipe econômica receberam, em Brasília, a visita de representantes da agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P). Na ocasião, a equipe apresentou as medidas econômicas que estão sendo implementadas com o objetivo de garantir sustentabilidade fiscal de médio prazo e estabilidade monetária.
"[As medidas] são fatores relevantes para a manutenção da confiança dos investidores na economia – condição essencial para o crescimento sustentável e a manutenção dos ganhos sociais conquistados”, informou em nota, o Ministério da Fazenda.
Fonte: Terra