Mix diário

Tesouro: dentro dos cenários do tarifaço, este anunciado não é o pior possível

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, afirmou nesta quarta-feira, 30, que a equipe econômica está com lupa com os efeitos da tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros vendidos para os EUA, buscando tratar do tema de forma “técnica” e com “razoabilidade”.

Ele evitou falar das medidas já mapeadas para fazer frente aos efeitos do tarifaço, mas afirmou que, mediante as várias exceções publicadas pelos EUA à tarifa de 50%, como suco de laranja e aviação, “este cenário anunciado não é o pior possível”.

“Nosso trabalho sobre tarifas dos EUA foi montar plano [de contingência], estamos refinando”, declarou, em coletiva de imprensa, ressaltando que o plano já está preparado e apresentado ao presidente Lula. O secretário repetiu que precisa aguardar o “comando” para eventuais decisões sobre tarifaço.

Para Ceron, o governo buscará o menor efeito possível do tarifaço para setores e a economia brasileira. Ele também evitou falar do rol de opções que governo tem na mesa e disse ainda não ser recomendável comparar o plano de contingência com medidas passadas para enfrentamento de crises.

Foi repetido ainda que a elevação da tarifa dos EUA não está relacionada com questões comerciais, em referência à contaminação política do tema. Para ele, a relação de séculos entre EUA e Brasil vai se manter. Por ora, os efeitos previstos sobre a balança comercial e fluxo de comércio externo preocupam a equipe econômica, relatou o secretário, sem saber o detalhamento da medida dos EUA.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve