Cidades

Terapia holística auxilia medicina tradicional no tratamento de dores físicas e emocionais

Dores que afetam o cotidiano, como a tristeza, o estresse, cansaço, irritação, perda de entes querido e tratamentos de doenças graves, entre outros, são alguns dos problemas que afetam a saúde do indivíduo, assim como a qualidade de vida, e podem ser tratados com o auxílio da terapia holística.

“A terapia alivia a dor física, retira a carga de energia que o estresse do dia a dia coloca sobre o nosso corpo, dá clareza mental, acalma a mente, faz a vida fluir com mais leveza”, comenta a terapeuta Vera Holística, de Chapada dos Guimarães (60 Km de Cuiabá).

De acordo com a explicação da especialista, o termo “holístico” é utilizado para quem cuida de todas as partes do ser: corpo, alma, mente e emoções. A terapia considera que as doenças começam com o emocional, que ativam o sofrimento mental e cria um ciclo vicioso de “o emocional sente, a mente reforça”.

“Sem que haja a compreensão e a atenção, logo essa desarmonia é sentida pelo corpo físico e começa a se alojar onde a pessoa é mais frágil, isso é chamado de somatização. Quando todas as partes estão mais harmonizadas, o indivíduo  tem mais qualidade de vida e consegue resolver suas questões com mais clareza”, explica Vera.

A terapia holística pode ser vista como um meio de orientar as pessoas na busca pelo equilíbrio interno. Ela pode ser um auxílio para a medicina e ajudar em casos como, por exemplo, um indivíduo com uma doença grave que pode ter sua carga emocional reduzida ao ser acompanhada pela técnica reiki e ter uma interferência positiva no tratamento.

“No mundo caótico do qual nós fazemos parte, e somos cocriadores, a paz e a harmonia tem que ser encontrada dentro de nós primeiro, para depois refletir nas outras pessoas e no planeta. Através desse modo de pensar, as terapias holísticas ou integrativas e complementares podem ser uma excelente ferramenta para ser feita em conjunto com outros tratamentos”.

Vera Holística destaca que quem trata e cura doenças é a medicina, através dos profissionais da saúde. A terapia funciona como ajuda integrativa, não é invasiva, acolhe o a pessoa em sua dor emocional e, com isso, as dores e a doença física podem ser amenizadas.

“A terapia holística pode ser aplicada de muitas formas, mas o intuito é sempre equilibrar o sistema energético assistido.  Pode ser com a homeopatia, com a energia passada através das mãos, com as agulhas da acupuntura, pode ser através da dança, do abraço, do acolhimento, de saber ouvir, fitoterapia e muitas outras”.

A profissional pontua que os tipos de terapia holísticas, reconhecidas pelo Ministério da Saúde e em processo de implantação no nosso Sistema Único de Saúde (SUS), são apiterapia, aromaterapia, arteterapia, ayurveda, bioenergética, biodança, constelação familiar, cromoterapia, dança circular, geoterapia, hipnoterapia, homeopatia, imposição de mãos, medicina antroposófica, medicina tradicional chinesa, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, ozonioterapia, plantas medicinais/fitoterapia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa, terapia de florais, termalismo social/crenoterapia e yoga.

“O acompanhamento terapêutico pode orientar o assistido sobre valores espirituais que podem ser através da meditação, contato com a natureza, autoconhecimento, busca por amor próprio e muitos outros. A terapia holística considera que em nosso interior está a cura, a paz e a harmonia que precisamos para viver bem. Quando ouvimos o que o nosso corpo físico nos fala, através das emoções, podemos tratar as doenças antes de se manifestarem. Para isso basta silenciar a mente e ouvir o coração”, finaliza Vera Holística.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.