Opinião

Tendinite

A tendinite é a inflamação do tendão que são como cordas fibrosas resistentes que conectam os músculos aos ossos. Alguns tendões estão rodeados por bainhas. A tendinite normalmente ocorre durante a meia-idade ou idade avançada, já que os tendões enfraquecem e ficam mais suscetíveis a lesões e inflamações. (O enfraquecimento do tendão, chamado tendinopatia, geralmente é o resultado de muitas rupturas pequenas que ocorrem ao longo do tempo. Os tendões afetados podem se romper por completo, gradual ou repentinamente). A tendinite também ocorre em pessoas jovens que se exercitam intensamente (que podem desenvolver tendinite do manguito rotador) e em pessoas que executam tarefas repetitivas.

Certos tendões são especialmente suscetíveis à inflamação como os tendões do ombro (manguito rotador), os dois tendões que afastam polegar da mão (Síndrome de Quervain), os tendões flexores que fecham os dedos, o tendão sobre o bíceps no braço (tendão bicipital): dor ocorre quando o cotovelo é flexionado ou o braço é elevado ou girado, o tendão calcâneo no calcanhar, o tendão que percorre a parte lateral do joelho (tendão poplíteo) e os tendões próximos ao osso do quadril (trocânter).

A tendinite está relacionada, geralmente, a alguns fatores de risco como a falta de alongamento muscular, postura inadequada, movimentos repetitivos, idade, estresse (geram contraturas e fadiga musculares), atividades esportivas em excesso ou técnicas inadequadas e doenças autoimunes.

Geralmente, os tendões inflamados ficam doloridos ao serem movimentados ou pressionados. O movimento das articulações próximas ao tendão, mesmo que reduzido, pode causar dor, dependendo da gravidade da tendinite. Ocasionalmente, os tendões ou suas bainhas incham e ficam quentes. Se a tendinite durar por um longo período, pode haver depósito de cálcio. A área ao redor da articulação do ombro frequentemente é afetada. Além da dor, o ombro pode parecer rígido e enfraquecido. Ele pode estalar ou travar quando movimentado. Os médicos normalmente baseiam o diagnóstico da tendinite em sintomas e resultados de exame físico. Algumas vezes, uma imagem por ressonância magnética ou ultrassonografia pode contribuir.

Repouso, imobilização e compressas quentes ou frias, geralmente ajuda. Tomar antiinflamatórios por sete a dez dias pode reduzir a dor e a inflamação. Algumas vezes, corticosteróides (como betametasona) e anestésicos (como lidocaína) são injetados na bainha do tendão. Outros medicamentos podem ser utilizados, dependendo da causa. Por exemplo, se a causa for gota, podem ser usadas indometacina ou colchicina. Depois que a inflamação for controlada, exercícios para aumentar a amplitude de movimento devem ser realizados diversas vezes ao dia.

A maioria dos casos de tendinite se resolve em alguns dias com o repouso da área afetada. O ideal é procurar o médico se os sintomas persistiram e evitar a automedicação. Até a próxima semana.

DRA POLIANA PELISSARI

MÉDICA GENERALISTA PELA UNIFENAS BH

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do