Considerada uma das capitais mais quentes do país, Cuiabá está vivendo o período em que sua temperatura não sofre variações, é sempre quente.
Nos últimos anos, dos mais antigos cuiabanos até as novas
Gerações, todos estão assustados com tanto calor, nunca antes visto.
A falta de chuva contribui ainda mais para que a umidade relativa do ar permaneça abaixo do nível ideal.
Neste momento que pensamos nos projetos sustentáveis, em que todos os acabamentos a serem utilizados numa obra têm seu papel fundamental.
Construção de edifícios totalmente revestidos com vidros ou materiais que absorvem o calor externo contribui para o aquecimento ainda maior da temperatura da cidade.
Estudos e pesquisas sobre aquecimento global se multiplicam em busca de soluções para amenizar essa massa quente que está envolvendo todo o planeta.
Profissionais e técnicos da construção civil precisam estar preparados e atualizados, buscando o conforto humano nos seus projetos, dando a consonância entre habitat e meio ambiente.
Nos projetos de arquitetura, principalmente em nossa cidade, o costume e a cultura da utilização de varandas e pergolados são peculiares a esse tipo de clima quente. Eles ajudam a amenizar o calor intenso e a integração dos ambientes internos e externos, típicos de uma cidade onde a hospitalidade é o marco forte do povo.
Que venha o calor, estamos sempre preparados.