A forte chuva que cai nesta quinta-feira (9) causa transtornos em diversos pontos de Salvador. Além dos alagamentos que atingem bairros como Rio Vermelho, Ondina, Calçada, Comércio e na região do Dois Leões, um rio transbordou e um barranco desmoronou em cima de um ônibus.
Este é segundo dia consecutivo de chuvas na cidade. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já choveu até por volta das 9h40, 93 milímetros na capital baiana. O mau tempo é provocado por uma frente fria que está sobre o Oceano Atlântico e atinge o sul, litoral e Recôncavo Baiano.
De acordo com o Inmet, a temperatura mínima registrada é de 23°C e a máxima de 31°C. A previsão aponta que o dia vai se manter nublado, com pancadas de chuva e possíveis trovoadas. Ainda segundo o instituto, o tempo deve permanecer chuvoso em Salvador nos próximos dias.
Vias alagadas
No Dique do Tororó, região da Arena Fonte Nova, e no Vale do Ogunjá moradores sofreram com alagamentos e motoristas tiveram dificuldade em transitar pelo local. Mesmo com a via tomada pela água, alguns condutores resolveram se arriscar e passar pelos locais, enquanto que outros ficaram parados e esperaram o tempo melhorar. Por conta do problema, o trânsito ficou congestionado em diversos pontos de Salvador.
Desabamentos
Um barranco desmoronou em cima de um ponto de ônibus na Avenida Lucaia, sentido Vasco da Gama, e duas pessoas ficaram feridas. Elas foram atendidas por uma equipe do Exército que passava pelo local. Não há detalhes sobre o estado de saúde delas.
Na Avenida Anita Garibaldi, parte de uma encosta caiu e um desabamento parcial ocorreu no bairro de São Caetano. Ainda não há informações de feridos.
Esgoto transborda
No bairro de Avenida Tancredo Neves, um esgoto transbordou e deixou o local completamente alagado. Com rua tomada pela água suja, moradores ficaram "ilhados" e não conseguiram transitar pela região .
Carro arrastado
Na região de Dois Leões, um carro foi arrastado pela força da água . Por conta dos problemas causados pela chuva na capital baiana, diversos semáforos estão quebrados como na Boca do Rio, Calçada, Paralela e na orla. Na altura de Vila Matos, na Avenida Garibaldi, um alagamento ocupa duas das três pistas da via.
Locais que devem ser evitados
Em nota, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) informou que os motoristas devem evitar as avenidas ACM, Juracy Magalhães, Oscar Pontes, Vasco da Gama, Garibaldi, Paralela (sentido Centro), Ogunjá (sentido Bonocô), além da BR-324.
Segundo o órgão de trânsito, os pontos de alagamento começam a escorrer, mas a situação vai levar tempo para ser normalizada na cidade. A Transalvador afirma que "está trabalhando para que tudo volte à normalidade o mais rápido possível".
Falta de luz
A Coelba registrou o aumento no número de ocorrências relacionadas à interrupção no fornecimento de energia nesta quinta-feira. Segundo a empresa, houve a queda de galhos de árvore e objetos lançados pelos ventos sobre a rede elétrica. O órgão afirma que, a fiação é atingida, por questões de segurança, os equipamentos de proteção elétrica atuam automaticamente e desligam o fornecimento de energia.
Travessia Salvador-Mar Grande
Por conta do mau tempo, a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) decidiu suspender as operações da travessia marítima Salvador-Mar Grande. Os passeios de escuna pela Baía de Todos-os-Santos também não são realizados. Já a linha marítima que liga Salvador ao Morro de São Paulo está sendo feita com conexão em Itaparica.
Suspensão de atendimento
O expediente e os prazos do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT/BA) foram suspensos em Salvador e municípios da região metropolitana, a exempo Camaçari, Simões Filho e Candeias, em razão da forte chuva. Em nota, o órgão informou que um ato da Presidência do TRT5 vai oficializar a decisão.
Acidente e manifestação
Um caminhão tombou na BA-535, conhecida como Via Parafuso, sentido Salvador nesta quinta-feira. De acordo com a Bahia Norte, concessionária responsável pela rodovia, o local foi interditado por conta do acidente.
Já na BR-324, no quilômetro 621, uma manifestação na altura da Jaqueira do Carneiro também compromete o tráfego de veículos na rodovia.
Aeroporto
Segundo a Infraero, até por volta das 11h30 desta quinta-feira, a operação ocorria normalmente no Aeroporto Internacional de Salvador. A empresa afirma que não foram registrados atrasos ou cancelamentos em razão da chuva.
Fonte: G1