Política

Temer resgata acervo e passa a usar mesa de Kubitschek no Planalto

O presidente Michel Temer deslocou para o gabinete presidencial a mesma mesa de trabalho que era utilizada no Palácio do Planalto por Juscelino Kubitschek, em 1960.

A ideia do Planalto é devolver ao gabinete presidencial a atmosfera modernista da época de JK, recuperando mobílias que foram projetadas pela equipe do arquiteto Oscar Niemeyer.

A mesa de jacarandá, que é utilizada desde o final de julho, tem uma gêmea que foi cedida ao gabinete do ministro da Secretaria-Geral, Moreira Franco. Ele disse esperar que ela inspire o governo a "colocar o Brasil nos trilhos".

Além da mesa, um sofá e duas poltronas do acervo histórico foram colocados no mezanino do terceiro andar do Palácio do Planalto, onde funciona o gabinete presidencial.

As peças estavam guardadas em depósitos ou espalhadas nos palácios governamentais em Brasília e foram reunidas pela Presidência para serem restauradas.

"No momento em que colocamos um mobiliário concebido para o Palácio do Planalto, fortalecemos a arquitetura modernista e a cultura brasileira", afirmou o coordenador da comissão de curadoria da Presidência da República, João Magalhães.

Elas eram usadas no gabinete presidencial até o governo do general Emílio Médici (1969-1974), que as trocou por peças novas, e foram disponibilizadas por uma determinação do atual presidente de colocar em uso móveis históricos.

O peemedebista chegou a cogitar no início do ano trocar outra mesa, usada para reuniões maiores. A atual comporta 14 lugares, mas o presidente queria uma com capacidade para até 20 pessoas –ele ainda não se decidiu.

A utilização do mobiliário do acervo da Presidência ocorre no momento em que o presidente busca mudar a imagem do seu governo, marcado por denúncias de irregularidades. A imagem de que ele é o "presidente da travessia" e que entregará ao seu sucessor um país economicamente estável é justamente a que tem sido buscada pela equipe de marketing da Presidência.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões