Política

Temer nomeia novo Superintendente-Geral do Cade

O presidente Michel Temer nomeou Alexandre Cordeiro Macedo para o cargo de Superintendente-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A nomeação foi publicada na edição desta terça-feira (24) do "Diário Oficial da União".

Macedo foi secretário-executivo do Ministério das Cidades durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff. De acordo com o Blog da Andréia Sadi, ele é ligado ao PP, e, segundo fontes do Planalto, seu nome foi uma exigência do partido e avalizado pelo senador Ciro Nogueira (PI) e pelo líder do governo na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PB).

Ciro Nogueira é presidente do PP. No fim de 2016, o senador foi denunciado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por corrupção e lavagem de dinheiro, no âmbito da Lava Jato.

A assessoria de Macedo informou, na época de sua indicação, que ele está no órgão há 2 anos. A assessoria confirmou o apadrinhamento de Ciro Nogueira, do PP, mas afirmou que sua nomeação é técnica.

O Cade tem entre suas atribuições investigar crimes contra a ordem econômica, entre eles cartéis, e pode assinar acordos de leniência com empresas para investigação dessas irregularidades.

O superintendente-geral analisa previamente os processos que chegam ao Cade e pode sugerir ao Tribunal do órgão a adoção de medidas contra empresas e pessoas físicas.

Macedo terá mandato de dois anos à frente da Superintendência-Geral do Cade.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões