Política

Temer deve transferir a capital do Brasil para Itu no feriado

O presidente Michel Temer deve transferir a capital do país para Itu, no interior de São Paulo, na próxima quarta-feira (15).

Ele viajará à cidade paulista no feriado da Proclamação da República, onde participará de solenidade comemorativa.

Conhecida como "cidades dos exageros" por exibir objetos em tamanho gigante, Itu hospedou a primeira reunião do movimento republicano, que colocou fim à monarquia em 1889.

A iniciativa tem apenas um significado simbólico e não se trata de uma mudança estrutural.

Em Itu, o peemedebista deve acompanhar cerimônia de entrega do título de cidadão ituano para o advogado José Bandeira de Mello, amigo do presidente.

Não é a primeira vez que a capital do país é transferida simbolicamente. Em 1989, o então presidente interino Antônio Paes de Andrade a transportou para a sua cidade natal, Mombaça, no sertão cearense.

No local, ele inaugurou uma agência do Banco do Nordeste que já funcionava havia um ano e descerrou uma placa de bronze com o próprio nome.

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, sogro do atual presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, morreu em 2015.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões