A secretaria acredita que será preciso algo em torno de 25 mil leitos para atender a demanda no período dos jogos. Diante do déficit no setor de hotelaria, a Secopa tem apostado em programas de acomodação alternativos para receber os turistas.
Um deles, o Programa de Acomodação Solidária, foi lançado na manhã desta sexta-feira (7) e é fruto de uma parceria com os clubes de serviço Lions e Rotary. A ideia é que s associados dessas entidades, especialmente aqueles que residem na Baixada Cuiabá, hospedem gratuitamente associados de outras partes do país.
A expectativa é de que ao menos 500 residências sejam cadastradas no programa, totalizando cerca de 2 mil leitos ofertados. Poderão participar do projeto, somente membros do Lions e Rotary, sejam como hóspedes ou anfitriões. Fica a critério do anfitrião, no entanto, a possibilidade de receber turistas não membros dos clubes, desde que acompanhados de associados.
“Estamos tomando todas as providências para que não aconteça uma falta de leitos para os turistas. Estamos lançando programas, buscando parcerias e recorrendo a inúmeras possibilidades para que tenhamos todos os turistas efetivamente hospedados”, pontuou o secretário da Copa, Maurício Guimarães.
O secretário admitiu que a cada dia a organização do Mundial em Cuiabá é surpreendida de forma positiva com a grande procura pelos jogos na Capital. Ele acrescentou que, a medida com que as informações sobre a procura por Cuiabá vai chegando, a Secopa tem ampliado as oportunidades e as parcerias no sentido de suprir essa carência de acomodações oficiais.
“Acreditamos que iremos receber algo em torno de 200 mil pessoas de forma rotativa”, alegou Guimarães. Ele ressalta, por exemplo, que os primeiros jogos a serem realizados na Arena Pantanal são os que mais tendem a receber um número significativo de turistas.
“Nas primeiras partidas, receberemos seleções da Rússia, Chile, Austrália e Coréia que são que devem chegar com o maior contingente de turistas, só australianos já têm 14 mil ingressos comprados, por isso a necessidade de ampliar a oferta de leitos”, salientou.
Programas
Além do ‘Acomodação Solidária’ lançado nesta manhã, a Secopa também possui o programa ‘Cama e Café’, realizado por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo no Mato Grosso (SEDTUR-MT). A estimativa é que esta iniciativa também oferte 2 mil leitos aos turistas.
Os interessados em participar do programa podem ter acesso à cartilha explicativa nos sites da Secopa (www.mtnacopa.com.br) e Sedtur (www.sedtur.mt.gov.br), onde constam as informações sobre quais são os requisitos para inscrever a residência e como será feita a capacitação.
A Secopa deverá lançar ainda neste mês outro programa de hospedagem, desta vez, numa parceria com o sindicato das empresas imobiliárias do estado.
Também estão sendo mapeadas áreas de camping para os turistas que preferirem este tipo de acomodação.