Plantão Policial

Televisão, cigarros e celulares liberados no presídio feminino de Cuiabá

Vídeos que circulam nesta quinta-feira (16) nas redes sociais, mostram as detentas do presídio Ana Maria do Couto May, em Cuiabá (MT), fazendo o uso de celulares livremente dentro da cela. O local ainda é equipado com televisão e as presas possuem acesso a cigarro tranquilamente.

As mulheres foram identificadas e estão detidas no Raio II da unidade, onde uma revista já foi realizada nesta quinta-feira. Nas imagens, as presidiárias estão ouvindo funk, fumando e se divertindo. Em coletiva na tarde desta quinta, na Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), o secretário Emanoel Alves Flores, da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP), informou que equipamentos de bloqueio de aparelhos celulares já foram adquiridos pelo Estado e serão implantados em breve.

Em momento algum da filmagem as presas demostram preocupação em esconder o rosto ou temer alguma ação por parte do Estado contra elas. Ainda no vídeo, nota-se que as presidiárias fazem alusão a maior facção criminosa da região, o Comando Vermelho de Mato Grosso (CV-MT).

FUGA EM MASSA

Durante a coletiva, realizada na Sesp, a fuga da Cadeia Pública de Poconé (104 km de Cuiabá-MT), também foi tema, quando 34 detentos deixaram a unidade na quarta-feira (15), após renderem um agente penitenciário e roubarem sua arma.

Buscas em Poconé.

Dos 34 fugitivos 13 já foram recapturados após uma força-tarefa realizada pela Sesp. O comandante do CR-II da Polícia Militar, coronel Alessandro Ferreira da Silva informou que policiais militares estão empenhados em prender os criminosos, inclusive efetivo de Várzea Grande (Região metropolitana de Cuiabá-MT) está empenhado no município vizinho.

O Circuito Mato Grosso recebeu a informação, que o agente ferido na ação dos bandidos já passa bem e está a caminho de Cuiabá, e no dia em questão havia apenas dois agentes na uniade, uma agente feminina na área administrativa e apenas o agente ferido armado para conter 84 presos, em uma unidade que foi construída para comporta 20 reeducandos.

RISCO

Em outras unidades há riscos de fugas devido ao baixo efetivo de agentes penitenciários nas unidades, que é o caso de Aripuanã, Diamantino, Jaciara e Campo Novo dos Parecis. Diferentemente do que afirmou a Sesp durante a coletiva, esse não é um caso isolado, e outras unidades desguarnecidas ações semelhantes podem acontecer.

“Há o risco sim, essas unidades não tem contingente suficiente o que coloca em risco, não só o agente, como também a população que ali vive, pois se houver fuga, quem  sofre é a população que pode ter casas e residências invadidas e perder a segurança, devido a ineficiência do estado em relação aos presídio”, informou uma fonte a nossa reportagem.

Na Penitenciaria Major Eldo de Sá (Mata Grande), no município de Rondonópolis (218 km de Cuiabá), 27 presos fugiram na madrugada do dia 10, onde um bando do lado de fora atirou em agentes prisionais que estavam na torre de controle e com dinamites explodiram o muro da unidade.

Dos fugitivos a polícia já prendeu 16 e onze ainda continuam foragidos e as buscas continuam.

Veja o vídeo no presídio:

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em