E a precisão foi um dos grandes diferenciais da colonoscopia com magnificação de imagem, exame solicitado pelo seu médico. Diferente dos outros tipos de tecnologias, a magnificação de imagem possui alta capacidade de resolução, sendo possível a visualização de todo o aparelho digestivo com ampliação de até 135 vezes.
O presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva em Mato Grosso (Sobed-MT) e diretor técnico do Centro de Endoscopia de Cuiabá (CEC), Roberto Barreto, explica que tal tecnologia facilita o diagnóstico, graças à qualidade das imagens, que são transmitidas em alta definição (HD+).
“A vantagem de um exame como este é a facilidade e distinção do diagnóstico. Os exames digestivos com magnificação de imagem permitem que o médico detecte e diferencie se um tumor é maligno ou benigno, por exemplo”, ressaltou o presidente.
E para o paciente Roberto, a resposta esperada veio logo após a biópsia. “O que ele tinha era um pólipo intestinal com risco de se tornar maligno, o que levaria a um processo tumoral. E com a tecnologia da magnificação, não precisaríamos levá-lo à cirurgia”, explicou o especialista.
Só de não ter que passar por procedimento cirúrgico, o paciente se sentiu aliviado. E conta que no próprio exame, o médico retirou o pólipo, razão de seu incômodo. “Para mim foi como se eu não tivesse feito nenhum exame ou cirurgia. Após a retirada dessa lesão, saí da clínica e fiz minhas coisas normalmente e isso me deixou muito tranquilo”, conta Roberto Romão.
“Dependendo do estágio da lesão é possível a retirada durante o procedimento. Se for uma lesão inicial, como no caso do Roberto, já retiramos o material e seguimos com o acompanhamento médico. Caso seja um tumor avançado, indicamos para cirurgia. Vai depender do caso de cada paciente”, disse o presidente da Sobed-MT, Roberto Barreto.
Os exames com magnificação de imagem são disponibilizados em Mato Grosso, que passa a ser comparado com grandes centros médicos como o Hospital Sírio Libanês e o Albert Einstein. O procedimento pode ser encontrado no Centro de Endoscopia Cuiabá e alguns planos de saúde já asseguram a cobertura.
Assessoria