O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira, 7, o leilão de arrendamento do terminal VCD29, do Porto de Vila do Conde (PA). O projeto prevê R$ 908,5 milhões em investimentos na área, que deve servir para atender principalmente cargas de soja e milho.
Após adaptações orientadas pelo TCU, o edital do certame poderá ser publicado. Ao Broadcast, o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, disse que a expectativa é de que o leilão ocorra em julho.
A futura gestora ficará responsável pela recepção, armazenagem e expedição de granéis sólidos vegetais. A superfície da área de arrendamento é de 67.448m?, com conexões de rodovia e cais.
Essa será a quinta área portuária leiloada neste ano. Na semana passada, a disputa por quatro terminais somou R$ 857,1 milhões em outorgas, com três concessões no Porto de Paranaguá (PR) e uma no Rio de Janeiro. Os leilões atraíram entre cinco e seis concorrentes, cada.
O governo está conduzindo cerca de 50 projetos de parceria com a iniciativa privada para o setor portuário. Além de arrendamentos de terminais, também serão ofertadas cinco concessões de canais de acesso, incluindo o canal do Porto de Santos e do Porto de Paranaguá, sendo que para Paranaguá já há edital aprovado no TCU, com leilão previsto para agosto.