O Tribunal de Contas do Estado (TCE) rejeitou denúncia da presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso – (Sintap-MT), Dianyeire Dias de Souza, sobre suposta nomeação irregular de Guilherme Linares Nolasco para a presidência do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT).
A denúncia foi rejeitada pelo pleno em sessão na terça-feira (16), seguindo o relatório do conselheiro José Carlos Novelli.
A presidente do Sintap-MT argumentava que Guilherme Nolasco não poderia ocupar a presidência do instituto por ser produtor rural, cuja propriedade está sujeita à fiscalização da autarquia, o que geraria conflito de interesses. A denúncia também foi protocolada na Casa Civil do governo do Estado e na 35ª Promotoria da Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa da Capital.
O conselheiro Novelli considerou a denúncia improcedente, já que o presidente do Indea-MT apresentou documentos em que encerrava suas atividades como pecuarista. O voto do relator foi seguido pela unanimidade do Pleno do TCE-MT.