O Corregedor-geral do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Conselheiro Valter Albano, concedeu audiência na sexta-feira (09) a um grupo de representantes do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (Sindal MT), a pedido do Presidente da Assembleia, Deputado Guilherme Maluf (PSDB), para discutir a auditoria especial dos cálculos sobre as diferenças de direitos remuneratórios de servidores daquele poder, em razão da implantação da URV (Unidade Real de Valor) na transição para o Plano Real.
Participaram da audiência o 2º Vice Presidente da ALMT, Deputado Pedro Satélite, e a Deputada Janaína Riva. Na oportunidade, o Corregedor Valter Albano, representou o Presidente do TCE-MT, conselheiro Waldir Júlio Teis, que está representando a instituição em reunião da Assembleia Geral do Instituto Rui Barbosa, em Belo Horizonte.
Os membros do Sindal MT reivindicam a redução do prazo de 150 dias estipulado pelo TCE-MT para a finalização da auditoria. Albano ponderou que o prazo estabelecido é necessário para a produção de informações consistentes, já que o cronograma do trabalho levou em consideração a complexidade da auditoria em razão do elevado número de servidores contemplados em acordo extrajudicial promovido pela direção da ALMT com o funcionalismo daquele poder.
O anseio dos servidores do Legislativo é no sentido de reduzir o prazo previsto para a conclusão da auditoria especial. O Conselheiro se comprometeu em debater o assunto com os demais membros da diretoria do TCE-MT, avaliando uma regra de transição para que parcelas de valores acordados possam ser pagas até a conclusão dos trabalhos de auditoria. Caso existam diferenças a menor, estas serão contempladas nas parcelas seguintes, mas se eventualmente não houver direito a receber, as parcelas seriam devolvidas. A proposta será encaminhada oficialmente pelo órgão ao Presidente da ALMT, Deputado Guilherme Maluf.
O acordo extrajudicial entre a direção da ALMT e os representantes dos servidores estabeleceu pagamento dos direitos em 25 parcelas.
Com assessoria