DESTAQUE 2 Política

TCE-MT vai auditar radares de Cuiabá e VG após suspeitas de “indústria de multas”

Presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Sérgio Ricardo, determinou a abertura de uma auditoria rigorosa nos sistemas de radares eletrônicos instalados em Cuiabá e Várzea Grande. A medida surge em resposta a uma crescente insatisfação popular, que enxerga nos equipamentos uma suposta “indústria de multas”, mais preocupada em arrecadar do que em educar o trânsito.

O conselheiro anunciou que a investigação vai abranger desde o volume de penalidades aplicadas até o destino dos recursos arrecadados. “A legislação é clara ao determinar que esses valores devem retornar à população, em forma de educação no trânsito e melhorias viárias. Vamos apurar se isso está sendo feito”, afirmou Ricardo. Segundo ele, caso sejam encontradas irregularidades, não está descartada a recomendação de desligamento dos radares e até a devolução dos valores pagos pelos motoristas.

A auditoria será realizada por técnicos do próprio TCE-MT, que também deverão convocar as empresas responsáveis pelos equipamentos. Além disso, será solicitado ao Inmetro um relatório sobre a última aferição dos radares, essencial para garantir que estejam operando dentro dos parâmetros legais.

A desconfiança da população é refletida em depoimentos de cidadãos. O advogado André Stumf critica a atual função dos radares, que, segundo ele, não cumpre o papel educativo. Já o fisioterapeuta Rodolfo Coelho ressalta a ausência de melhorias visíveis em contrapartida às multas constantes. “A gente só paga e não vê retorno”, desabafa. O também advogado Paulo Ricardo Fortunato denuncia o desrespeito ao direito de defesa, com multas sendo aplicadas sem notificação adequada.

Coincidentemente, a Prefeitura de Várzea Grande iniciou nesta segunda-feira (12) a retirada de 20 radares em dez pontos do município, com prazo de conclusão de 30 dias. A ação reforça a pertinência da investigação, que poderá mudar a forma como o controle de trânsito é conduzido nas duas maiores cidades da região metropolitana de Cuiabá.

Lucas Bellinello

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões