Política

TCE lança aplicativo e site de fiscalização de obras no Estado

Foto Thiago Bergamasco/ TCE

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT) apresentou nesta quarta-feira (29) o novo módulo cidadão do sistema de fiscalização Geo-Obras. A ferramenta foi testada por jornalistas e formadores de opinião, em evento realizado na Escola Superior de Contas, em Cuiabá.

Criado pelo TCE em 2008, o sistema Geo-Obras já é adotado por todos os Tribunais de Contas do país. O novo módulo é uma versão mais avançada do sistema, com funcionalidade intuitiva aprimorada, mais completa e com recursos inéditos como localização de obras direto em mapas por satélite via interconexão com os sistemas Google Maps e Street View.

Quanto ao conteúdo, o Geo-Obras Cidadão permite a qualquer interessado verificar os dados completos das 15 mil obras públicas cadastradas em todo o Estado, e que estão disponibilizados na sua base de dados.

Com o módulo Cidadão do Geo-Obras, qualquer pessoa vai poder comparar as obras públicas da sua cidade com as informações prestadas pelos gestores ao TCE-MT, acessando a ferramenta por telefone celular, tablet ou computador, via endereço geoobrascidadao.tce.mt.gov.br.

O novo Geo-Obras Cidadão permite ainda que o interessado conheça quem é o fiscal de contrato de cada obra, o agente público responsável por atestar a execução de cada etapa de uma obra e liberar os pagamentos.

Ainda é possível apresentar denúncias de eventuais irregularidades ao TCE-MT, seja na forma anônima ou identificada via internet; enviar fotos, filmes e documentos sobre obras paradas ou mal executadas. Ainda é possível fazer downloads de documentos como editais, contratos e até mesmo relatórios de auditorias nas obras realizadas por equipes de fiscais da Corte de Contas.

Segundo o presidente do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim, o Geo-Obras Cidadão é fundamental para a busca de qualidade na gestão e aplicação dos recursos públicos. Para ele, é mais um avanço tecnológico que a Corte de Contas coloca à disposição da sociedade. O próximo passo será disponibilizar ao aplicativo nas lojas de apps da Google e Apple, que deverá ocorrer em meados do mês de junho.

"Agora precisamos informar a população para que cada vez mais pessoas venham a utilizá-la no dia a dia. É como se estivéssemos contratando milhares de fiscais para nos ajudar a fiscalizar as obras públicas em todo o Estado ao mesmo tempo", explicou o conselheiro.

Para o vice-presidente do Observatório Social de Cuiabá, Evandro Benedito dos Santos, a ferramenta é um avanço importante e será de grande valia para o cidadão e para os membros do Observatório.  

“Como observadores sociais, que acompanhamos essas obras públicas no município, vamos ser grandes parceiros do Tribunal. Vamos continuar compartilhando informações e, principalmente, essas que já estão condensadas e disponíveis através da ferramenta Geo-Obras Cidadão", disse Santos.

Com assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões