O documento apresentado na tarde de hoje é resultado dos trabalhos da Comissão de Acompanhamentos das Obras da Copa. Embora o relatório aponte a conclusão da trincheira antes do Mundial, a qualidade dos serviços que estão sendo executados está aquém do desejado.
"Temos um indicativo de que a trincheira será entregue nos próximos dias, mas ela apresenta problemas construtivos e de qualidade. Estivemos na obra, conversamos com representantes da construtora e tivemos a garantia de que ela será entregue com qualidade", observou o conselheiro substituto do TCE, João Batista de Camargo Junior.
Sobre a trincheira do Santa Rosa, o conselheiro afirmou que ela estará parcialmente concluída. Segundo ele, nos últimos dias houve um 'plano de ataque' nesta obra, permitindo que a via interna, bem como a pista marginal ao lado do Hotel Odara fiquem prontas antes dos jogos. "Detectamos, no entanto, que a pista localizada ao lado do supermercado Big Lar não fica pronta a tempo", alegou.
COTs
“Quanto aos COT’s, não há condições de cumprimento da meta total de conclusão da obra até 31/05. Houve poucos avanços desde a última medição”, diz trecho do relatório apresentado pelo conselheiro.
Segundo Camargo Junior, os COT’s poderão até operacionalizar durante o Mundial, contudo é certo que a estrutura completa não estará completamente concluída. Em especial a do COT do Pari que está em estágio ainda mais atrasado que o da UFMT.
“O caso mais grave é de fato o dos COT’s, já que são obras essenciais para a Copa e que deveriam estar à disposição das seleções que irão jogar aqui em Cuiabá”, salientou o conselheiro.
Ele pontuou ainda, que embora sejam estruturas que serão utilizadas após o Mundial, "é muito ruim para a imagem da cidade que esta obra não esteja concluída. Estas eram obras absolutamente necessárias e importantes que fossem concluídas", reiterou ele.
O relatório apontou que desde a última medição a única evolução realmente elevante nos COTs foi no gramado. Em que pese a importancia dessas obras, a quantidade de operários nos canteiros foi considerada insuficiente.
VLT
O Governo do Estado havia se comprometido também a entregar até o proximo dia 31 o trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), do Aeroporto Marechal Rondon ao Porto. Mais uma vez, o relatório atesta para a probabilidade de não cumprimento do prazo.
"Neste trecho, temos um sub-trecho, que é o da Trincheira do Zero KM, que é mais preocupante. Ainda estão sendo feitas obras de drenagem na pista inferior, acabamento de estruturas metálicas, enfim, um prazo que dificilmente será cumprido", alega o conselheiro.
Obras
Foram vistoriadas 16 obras (17 contratos) que a Secopa assumiu compromisso de entregar até 31 de maio, são elas: são elas: duplicações da Estrada da Guarita, da Rodovia Mário Andreazza, as trincheiras Santa Isabel/Verdão, a do Santa Rosa, a da Av. dos Trabalhadores à Av. Jurumirim, duplicação da Av. Arquimedes Pereira Lima, complexo Viário do Tijucal, restauração da Av. 8 de abril com implantação coletor tronco Córrego Mané Pinto, restauração de ruas entorno Arena Pantanal (dois contratos 40 e 60 de 2012), viaduto Dom Orlando Chaves , construção da Av. Parque do Barbado, construção dos Centros Oficiais de Treinamento UFMT e da Barra do Pari, reforma e ampliação do Aeroporto Mal. Rondon e implantação do FIFA FAN FEST.
Atualizada 17h20