Esportes

TCE diz que só trincheira do Santa Isabel fica pronta, COT’S são descartados

 
O documento apresentado na tarde de hoje é resultado dos trabalhos da Comissão de Acompanhamentos das Obras da Copa. Embora o relatório aponte a conclusão da trincheira antes do Mundial, a qualidade dos serviços que estão sendo executados está aquém do desejado.
 
"Temos um indicativo de que a trincheira será entregue nos próximos dias, mas ela apresenta problemas construtivos e de qualidade. Estivemos na obra, conversamos com representantes da construtora e tivemos a garantia de que ela será entregue com qualidade", observou o conselheiro substituto do TCE, João Batista de Camargo Junior. 
 
Sobre a trincheira do Santa Rosa, o conselheiro afirmou que ela estará parcialmente concluída. Segundo ele, nos últimos dias houve um 'plano de ataque' nesta obra, permitindo que a via interna, bem como a pista marginal ao lado do Hotel Odara fiquem prontas antes dos jogos. "Detectamos, no entanto, que a pista localizada ao lado do supermercado Big Lar não fica pronta a tempo", alegou. 
 
COTs
 
“Quanto aos COT’s, não há condições de cumprimento da meta total de conclusão da obra até 31/05. Houve poucos avanços desde a última medição”, diz trecho do relatório apresentado pelo conselheiro. 
 
Segundo Camargo Junior, os COT’s poderão até operacionalizar durante o Mundial, contudo é certo que a estrutura completa não estará completamente concluída. Em especial a do COT do Pari que está em estágio ainda mais atrasado que o da UFMT. 
 
Foto: André Romeu“O caso mais grave é de fato o dos COT’s, já que são obras essenciais para a Copa e que deveriam estar à disposição das seleções que irão jogar aqui em Cuiabá”, salientou o conselheiro. 
 
Ele pontuou ainda, que embora sejam estruturas que serão utilizadas após o Mundial, "é muito ruim para a imagem da cidade que esta obra não esteja concluída. Estas eram obras absolutamente necessárias e importantes que fossem concluídas", reiterou ele. 
 
O relatório apontou que desde a última medição a única evolução realmente elevante nos COTs foi no gramado. Em que pese a importancia dessas obras, a quantidade de operários nos canteiros foi considerada insuficiente. 
 
VLT 
 
O Governo do Estado havia se comprometido também a entregar até o proximo dia 31 o trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), do Aeroporto Marechal Rondon ao Porto. Mais uma vez, o relatório atesta para a probabilidade de não cumprimento do prazo. 
 
"Neste trecho, temos um sub-trecho, que é o da Trincheira do Zero KM, que é mais preocupante. Ainda estão sendo feitas obras de drenagem na pista inferior, acabamento de estruturas metálicas, enfim, um prazo que dificilmente será cumprido", alega o conselheiro. 
 
Obras 
 
Foram vistoriadas 16 obras (17 contratos) que a Secopa assumiu  compromisso de entregar até 31 de maio, são elas: são elas: duplicações da Estrada da Guarita, da Rodovia Mário Andreazza, as trincheiras Santa Isabel/Verdão, a do Santa Rosa, a da Av. dos Trabalhadores à Av. Jurumirim, duplicação da Av. Arquimedes Pereira Lima, complexo Viário do Tijucal, restauração da Av. 8 de abril com implantação coletor tronco Córrego Mané Pinto, restauração de ruas entorno Arena Pantanal (dois contratos 40 e 60 de 2012), viaduto Dom Orlando Chaves , construção da Av. Parque do Barbado, construção dos Centros Oficiais de Treinamento UFMT e da Barra do Pari, reforma e ampliação do Aeroporto Mal. Rondon e implantação do FIFA FAN FEST.
 
Atualizada 17h20

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos