Esportes

TCE diz que Cuiabá está “razoavelmente preparada” para a Copa

 
 “Houve evolução abaixo do esperado nas obras desde o ultimo relatório, as metas não foram cumpridas. As obras estão operacionais, não concluídas”, contou o secretário de controle de obras e serviço de engenharia do TCE e componente da comissão André Luiz Souza Ramos. 
 
Já o relator, afirmou que o TCE está satisfeito com a evolução das obras para o campeonato. Mas reforçou que apesar de as intervenções não estarem 100% concluídas muitas poderão ser utilizadas pela população.
 
“Temos que lembrar que 78% dos que vem para o primeiro jogo são turistas e a cidade está razoavelmente preparada para isso se comparado com o cenário que existia”, ponderou João Batista de Camargo. 
 
O conjunto das 16 obras essenciais está nas regiões que compreende o Aeroporto, o acesso à Arena Pantanal e ao centro da cidade, setor hoteleiro, Fifa Fan Fest e o Ticket Center (Shopping Pantanal). 
 
Veja como estão as obras “operacionais” de acordo com o relatório do TCE:
 
Arena Pantanal – O estádio está praticamente concluído, faltando pequenos ajustes, tais como pequenas correções no gramado, pendências de alguns serviços de limpeza, colocação de carpete, instalação de aparelhos de ar condicionados e iluminação na "Zona Mista". No que se refere às estruturas complementares, ainda havia serviços a serem feitos.
 
Aeroporto Marechal Rondon – A parte externa aeroporto já está praticamente concluída e o novo terminal estará operacional para o embarque e desembarque dos passageiros. A última inspeção foi realizada pela Comissão de Acompanhamento do TCE-MT no domingo (08/06).
 
Duplicação da Rodovia Mário Andreazza (MT 444) – Acesso ao COT Pari, está praticamente concluído o trecho em frente à fábrica da Coca Cola e em frente ao posto Papito.
 
Duplicação da Estrada da Guarita – Segundo o relatório, apresenta problemas. Em todas as inspeções realizadas, o TCE-MT alertou os responsáveis que, caso as interferências não fossem solucionadas rapidamente e não houvesse o reinício imediato dos serviços, não se cumpriria o compromisso assumido de conclusão da obra até o final do mês de maio. A obra só foi retomada, de fato, no dia 09/05. A situação preocupa, uma vez que as desapropriações ainda estão pendentes.
 
Trincheira do Santa Izabel – Apesar de estar operacional para a Copa, a obra desagrada pela má qualidade. Em alguns trechos, conforme constatado na última inspeção, a pintura da trincheira foi executada sem que a regularização das superfícies da cortina fosse completamente realizada. A aparência permanece ruim. As barreiras “New Jersey” apresentam desalinhamento, trincas e falhas de concretagem. Há falhas construtivas. Há diversos pontos com infiltração junto aos tirantes que não foram resolvidos.
 
Viaduto da Dom Orlando Chaves – As alças do viaduto (do lado direito Av. FEB – Cuiabá) estão quase concluídas, faltando apenas a interligação com a Av. da FEB. Já do outro lado, em frente à concessionária Peugeot (sentido Cuiabá – Av. da FEB) a obra está um pouco mais atrasada. Nesse trecho, a via é muito estreita, as calçadas são reduzidas e os postes encontram-se rentes à pista. O retorno já está pronto, mas faltam a interligação com a Av. da FEB e a camada asfáltica em uma parte considerável da via.
 
Clique aqui e confira o relatório na íntegra.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos