Imagens: Willian Matos
Com Felipe Leonel
Cerca de 150 taxistas trancaram a avenida Beira Rio, no bairro Porto, em Cuiabá, na tarde desta quinta-feira (15) em protesto contra a circulação de carros via Uber. Outro grupo bloqueou a passagem de veículos na avenida Getúlio Vargas. Informações são de taxistas que participam do protesto. Os manifestantes pedem que o novo serviço de transporte seja regularizado antes de entrar em atividade. Segundo Eric Santana, um dos lideres do movimento, hoje, os motoristas do Uber não pagam impostos e não tem registro especial, como carteira de habilitação específica e placa de carros, para circular por Cuiabá.
"Nós pagamos impostos que a Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) cobra, precisamos de carteira [de habilitação] diferenciada para trabalhar, e agora os motoristas do Uber não tem nem uma coisa e nem outra, e estão em atividade normalmente. Queremos que eles também sejam regularizados para poder trabalhar", disse.
O protesto começou por volta das 14h com bloqueios nas avenidas Beira Rio, na altura do bairro do Porto, e na Getúlio Vargas. Também passaram pela avenida Miguel Sutil e seguem para a Assembleia Legislativa e o Ministério Público do Estado (MPE), onde devem fazer concentração para pedir intervenção do Poder Público.
Um projeto de lei em trâmite no Congresso Nacional visa a regularização da atividade do Uber em todo o país, o que também está sendo cobrado em âmbito estadual pelos taxistas. "Tem uma lei que é pra sair em Brasília e estamos na luta pela legalidade se dirigindo ao CPA para chamar a atenção dos administradores do Estado. Por enquanto ainda não aconteceu a diminuição de cliente, porque o pessoal que anda de taxi eles são fiéis, não está igual a outros Estados não, disse Luiz Carlos, da Associação dos taxistas.
O aplicativo Uber, que conecta motoristas e passageiros, deverá ser disponibilizado para a população nesta sexta-feira (25), a partir das 13h20, em Cuiabá e Várzea Grande. A informação está sendo divulgada nas redes sociais. Representantes do aplicativo e motoristas se reuniram na tarde desta quinta-feira (24), no Hotel Deville, Centro da Capital, para discutir o início do serviço. No momento, o aplicativo estará presente apenas em Cuiabá e Várzea Grande e não tem previsão de quando ele alcançaria outros municípios mato-grossenses.