O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Atlanta, Raphael Bostic, disse que taxa neutra está abaixo do nível atual dos juros nos Estados Unidos. “Talvez, esteja em 3% ou 3,5%”, afirmou Bostic em participação durante evento no Rotary Club de Atlanta nesta segunda-feira, 3.
Para o dirigente, o tempo que se levará até atingir o nível neutro depende de como a economia americana se desenrolará.
A taxa neutra de juros é uma variável não observável, estimada por técnicas estatísticas, que corresponde à taxa real de juros (taxa nominal subtraída da inflação) que representaria uma política monetária nem expansiva nem contracionista.
O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Fed manteve inalterada a taxa dos Fed Funds (como é conhecida a taxa de juros dos Estados Unidos) na faixa entre 4,25% e 4,50% ao ano em seu último encontro.
Tarifas
O presidente do Federal Reserve de Atlanta disse que as empresas consultadas sobre eventuais impactos de tarifas têm afirmado que repassarão 100% dos custos para seus clientes.
Bostic afirmou ainda que “não há clareza sobre o que as ações de Trump se somam para a economia”.
Meta
O dirigente disse ainda que é importante o alcance pelo BC dos EUA da meta de inflação de 2% pelo fato da credibilidade da política monetária. “A ênfase (do Fed) ainda é na inflação”, comentou.
Bostic afirmou ainda que há indícios de que os Estados Unidos podem suportar um mercado de trabalho muito mais apertado que o anteriormente previsto.
O dirigente disse ainda que não vê o caminho da inflação em direção a 2% como uma “linha reta”.
Bostic afirmou que, do seu ponto de vista, pretende se manter cauteloso em relação à taxa de juros para avaliar como os dados evoluem.