Mix diário

Taxa anual do CPI da zona do euro acelera a 1,9% em fevereiro

******* ATENÇÃO ************ ATENÇÃO ************* ATENÇÃO *****

Atenção senhor (a) editor (a): esta retranca substitui a anterior, enviada às 7h39, que continha a continha um erro de informação no terceiro parágrafo. O núcleo do CPI subiu 2,4% na comparação anual de fevereiro, e não 1,9%. Segue versão corrigida abaixo.

***************************************************************

A taxa anual de inflação ao consumidor (CPI, pela sigla em inglês) da zona do euro acelerou para 1,9% em fevereiro, ante 1,7% em janeiro, segundo levantamento preliminar divulgado pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat, nesta terça-feira, 3.

O resultado superou a expectativa de analistas compilados pela FactSet, que previam manutenção da taxa em 1,7%, mas permanece abaixo da meta oficial de inflação do Banco Central Europeu (BCE), de 2%.

O núcleo do CPI – que desconsidera os preços de energia e de alimentos – teve acréscimo anual de 2,4% em fevereiro, depois de subir 2,2% no mês anterior. Neste caso, o consenso da FactSet era de nova alta de 2,2%.

A metodologia de medição do CPI na zona do euro foi alterada recentemente.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve