A tarifa de água e esgoto na Capital terá um reajuste de 7,7%, a partir do próximo mês.
A autorização para o aumento partiu da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos (Arsec), que levou em consideração o pedido formulado pela concessionária Cab Cuiabá, que está sob intervenção da Prefeitura da Capital, desde maio do ano passado.
O reajuste consta em deliberação do presidente da Arsec, Alexandre Bustamante, publicado no Diário Oficial de Contas que circulou nesta quarta-feira (1).
O pedido de reajuste foi apresentado pela concessionária em novembro do ano passado, e teve como base de calculo índices da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Além disso, o pedido leva em consideração o próprio contrato de concessão, que estabelece um reajuste tarifário anual.
Com o reajuste, o consumidor cuiabano irá pagar R$ 30,43 pelo fornecimento de até 10 mil litros de água (tarifa mínima).
Troca de comando
A intervenção da Prefeitura na concessionária deve durar até junho deste ano, quando a empresa RK Partners Assessoria Financeira e Gestão de Recursos LTDA assume o comando dos serviços.
Com isso, o grupo Iguá será responsável pelos serviços e, a CAB Cuiabá passará a chamar Águas de Cuiabá.
As mudanças no comando da concessionária foram feitas pelo ex-prefeito Mauro Mendes (PSB) no fim de sua gestão e após o controlador da CAB Cuiabá, Grupo Galvão, entrar em recuperação judicial, e não cumprir termos importantes do contrato de concessão com a Prefeitura – exemplo da universalização do abastecimento de água em três anos.