Foto Willian Matos
O prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) afirmou que o governador Pedro Taques (PSDB) teve “bom senso” e “espírito democrático” ao articular a retomada das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
“Fiquei muito feliz com a decisão tomada. Ele [Taques] teve bom senso, espírito democrático. No começo ele estava meio crítico, meio contrário à obra. Depois que esclareceu, já anunciou o cronograma e vai retomar as obras”, afirmou Pinheiro.
Segundo o prefeito, o VLT irá contribuir para trazer mais desenvolvimento urbano para a capital e melhorar o transporte coletivo, além de possibilitar a elaboração de um planejamento nesta área para a realização de uma futura licitação do transporte.
Emanuel ainda espera que as obras do VLT sejam concluídas até o aniversário de 300 anos de Cuiabá, em abril de 2019. O chefe do Executivo Municipal ainda garantiu dar agilidade no processo e que não haverá “morosidade e burocracia”, para o andamento das obras.
De acordo com Pinheiro, o Governo do Estado e a Prefeitura de Cuiabá são parceiras e que a gestão municipal “vai autorizar tudo”. “Só quero que comunique a prefeitura, para a prefeitura se planejar e comunicar a população para causar menos transtornos possíveis, que uma obra desta é impactante”, explicou Emanuel.
Ainda segundo o prefeito, as obras não devem trazer tantos transtornos paras Cuiabá, pois primeiro deverá ser realizado a parte do Aeroporto de Várzea Grande até o Rio Cuiabá, e só então deverá começar as obras na Capital.
“Se não tiver duas frentes, vai ter muito pouco impacto. Daqui a um ano eles entregam o VLT até a Ponte Júlio Müller e a partir do ano que vem é que Cuiabá precisaria se adaptar melhor”, ressaltou Emanuel, acrescentando ainda que não teve acesso ao projeto na íntegra do Governo do Estado.