Política

Taques participa da 11º Reunião do Fórum dos Governadores

 

Foto: Ahmad Jarrah / Circuito MT

Será realizado nesta sexta-feira (24) a 11º Reunião do Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, em Manaus (AM). O governador Pedro Taques irá participar do encontro e na oportunidade assinará a Carta de Manaus, com compromissos que serão assumidos pelos governadores da região e debaterá os desdobramentos da Carta de Cuiabá, assinada em maio pelos governadores. 

Com foco no desenvolvimento econômico e no meio ambiente, o encontro contará com a presença da presidente Dilma Rousseff e dos ministros: Joaquim Levi (Fazenda), Roberto Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente). 

Os governadores farão uma reunião setorial com a presidente para debater o novo pacto federativo, o financiamento da saúde pública e também a possibilidade de novos financiamentos que tenham impacto no desenvolvimento da região. 

No período da tarde, os governadores, secretários de Estado, a presidente Dilma e os ministros discutem o marco regulatório do REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal). Em seguida, será assinada a Carta de Manaus. 

No último encontro, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, o governador Pedro Taques, pediu a união dos gestores para agregar forças visando o desenvolvimento da região Amazônica. A ideia do governador é a união seja entre os governadores e a bancada federal dos nove estados que compõem a Amazônia Legal. 

Para o governador, a união beneficiará os estados da região central e Norte do país. Taques ressalta que o Nordeste já faz isso e os resultados têm sido positivos para aqueles estados. 

Além do governador, a comitiva de Mato Grosso será integrada dos secretários de Estado de Planejamento, Marcos Marrafon e de Gestão, Júlio Modesto. 

Compõe a Amazônia Legal os Estados de Mato Grosso, Tocantins, Rondônia, Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Maranhão e Roraima.

Com assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões