Foto: Ahmad Jarrah / Circuito MT
Será realizado nesta sexta-feira (24) a 11º Reunião do Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, em Manaus (AM). O governador Pedro Taques irá participar do encontro e na oportunidade assinará a Carta de Manaus, com compromissos que serão assumidos pelos governadores da região e debaterá os desdobramentos da Carta de Cuiabá, assinada em maio pelos governadores.
Com foco no desenvolvimento econômico e no meio ambiente, o encontro contará com a presença da presidente Dilma Rousseff e dos ministros: Joaquim Levi (Fazenda), Roberto Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente).
Os governadores farão uma reunião setorial com a presidente para debater o novo pacto federativo, o financiamento da saúde pública e também a possibilidade de novos financiamentos que tenham impacto no desenvolvimento da região.
No período da tarde, os governadores, secretários de Estado, a presidente Dilma e os ministros discutem o marco regulatório do REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal). Em seguida, será assinada a Carta de Manaus.
No último encontro, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, o governador Pedro Taques, pediu a união dos gestores para agregar forças visando o desenvolvimento da região Amazônica. A ideia do governador é a união seja entre os governadores e a bancada federal dos nove estados que compõem a Amazônia Legal.
Para o governador, a união beneficiará os estados da região central e Norte do país. Taques ressalta que o Nordeste já faz isso e os resultados têm sido positivos para aqueles estados.
Além do governador, a comitiva de Mato Grosso será integrada dos secretários de Estado de Planejamento, Marcos Marrafon e de Gestão, Júlio Modesto.
Compõe a Amazônia Legal os Estados de Mato Grosso, Tocantins, Rondônia, Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Maranhão e Roraima.
Com assessoria