Chico Valdiner/Gcom/MT
O governador Pedro Taques (PDT) desembarca nesta quarta-feira (20) em Brasília para discutir com outros líderes dos demais estados sobre a questão do Pacto Federativo, em um evento promovido pelo Senado Federal. Taques assim como os demais governadores buscam meios de aumentar o bolo de arrecadação dos impostos nacionais.
O Govenador disse que esse debate é cada dia mais importante para o desenvolvimento dos estados. “A União sempre ficou com a maior parte do bolo dos impostos. Enquanto isso, os municípios ficam com pires na mão de ministério em ministério implorando por mais recursos. Essa questão precisa ser enfrentada, o ajuste fiscal nos mostra que a União não gasta bem os recursos que tem disponível, enquanto os prefeitos são cada vez mais responsáveis por prover saúde e educação”, explicou.
Ainda segundo Taques é importante que os Estados possam debater isso junto ao Ministério da Fazenda. “Afinal, qualquer financiamento que o Estado queira constituir obrigatoriamente a secretaria do Tesouro Nacional precisa autorizar. E, infelizmente, isso não vem sendo feito e nós só estamos pagando a conta”, reclamou.
Taques ainda aproveita a viagem para dar continuidade à agenda iniciada nos Estados Unidos na semana passada. Na capital federal, será recebido por representantes no Brasil dos bancos Mundial e Interamericano de Desenvolvimento (BID) para retomar os diálogos que devem resultar em parcerias para a captação de recursos a serem investidos em Mato Grosso.
Além do chefe do Executivo estadual participam da agenda em Brasília os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, de Planejamento, Marco Marrafon, e de Comunicação, Jean Campos.