Política

Taques aguarda proposta para reforma previdenciária de militares

Foto: Gcom-MT/Mayke Toscano

Associações militares devem enviar ao Governo do Estado uma proposta referente a reforma da Previdência da categoria em Mato Grosso, para que a mesma seja discutida com o Executivo.

O combinado foi estabelecido em reunião dos presidentes das associações com o governador Pedro Taques (PSDB), na tarde desta segunda-feira (13). O gestor garantiu tratamento diferenciado a categoria.

A reforma deve seguir os mesmo padrões estabelecidos a nível federal, em que a União, que retirou policiais militares e bombeiros das novas regras estabelecidas na Proposta de Emenda a Constituição, enviada ao Congresso Nacional.

A preocupação da categoria é com o aumento do tempo mínimo de contribuição para aposentadoria, e o aumento da alíquota da contribuição, como prevê a proposta da União, para trabalhadores civis.

“Quero deixar a segurança muito melhor do que está. Vocês tem um aliado para tratarmos os diferentes como diferentes. Não há obstáculos, sou favorável a receber um estudo das Associações indicando o melhor modelo previdenciário”, afirmou o governador na ocasião.

A minuta de Projeto de Lei deve ser elaborada pelas Associações, o Comando da Polícia Militar e dos Bombeiros, e o Governo, conta o presidente da Associação dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar de Mato Grosso (Assof/MT), o tenente-coronel Wanderson Nunes de Siqueira. 

“O governador mostrou uma sensibilidade com a questão previdenciária, conseguiu acalmar as inquietações que existem dentro das associações. E hoje temos a convicção de que nos podemos falar com a tropa e tranquiliza-los de que os militares em virtude das especificidades serão tratados de forma apartada na reforma da previdência”, explica Siqueira.

O secretario de Segurança Pública do Estado, Rogers Jarbas, ressalta que é do entendimento do governo que a atividade de segurança pública é diferenciada por ser de risco, e por isso merece o tratamento constitucional diferenciado. Ele defende uma previdência diferenciada a todos que integram o sistema de segurança.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões