Mix diário

Tapia é anunciado e faz São Paulo ter no elenco número limite de estrangeiros no Brasileirão

O São Paulo confirmou a contratação do atacante Gonzalo Tapia, de 23 anos, que estava no River Plate, da Argentina. O jogador chega por empréstimo até 30 de junho de 2026 com opção de compra.

Ele é uma das revelações do futebol chileno nos últimos anos, com passagem por seleções de base e já chamado para o time principal, que vive má fase nas Eliminatórias da Copa.

O atacante estava no River Plate desde o começo do ano, mas entrou em apenas sete partidas. Ele chegou como uma promessa após cinco temporadas na Universidad Católica, do Chile.

O São Paulo vive uma temporada de corte de gastos e prioriza negócios sem custos ou empréstimos. Além de Tapia, é o caso do lateral-esquerdo Enzo Díaz, que também pertence ao River Plate.

“Estou muito feliz e emocionado. Quando me procuraram para vir para cá, não tive dúvida. A verdade é que tinha muita vontade. O São Paulo é o maior do Brasil e vou sempre me doar ao máximo pelo clube”, disse Tapia.

Em cinco temporadas pela Universidad Católica, o atacante disputou 117 jogos e participou diretamente de 31 gols (22 gols e deu nove assistências). No currículo, Tapia também soma o Campeonato Chileno de 2021 e um bicampeonato da Supercopa do Chile (2020 e 2021).

Em 2024, o atleta viveu a sua melhor temporada na carreira: em 33 duelos pela Universidad Católica, Tapia marcou 11 gols e deu quatro assistências. Também no ano passado, o atacante estreou na equipe principal do Chile durante as Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA. Ele atuou contra Bolívia, Brasil e Colômbia.

Tapia será o oitavo chileno na história do São Paulo. Coincidentemente, ele já enfrentou o novo clube, em 2022,pela Copa Sul-Americana. Os são-paulinos venceram os dois confrontos nas oitavas de final por 4 a 1 e 4 a 2. A equipe paulista acabou como vice-campeã do torneio.

SÃO PAULO CHEGA AO LIMITE DE ESTRANGEIROS NO BRASILEIRÃO
A chegada do chileno deixa o elenco tricolor no limite de jogadores estrangeiros que podem ser relacionados para uma mesma partida em competições nacionais. Desde 2024, a CBF permite nove atletas de fora do Brasil entre a relação de jogadores de um jogo.

Atualmente, além de Tapia, os estrangeiros do São Paulo são o equatoriano Arboleda, o português Cédric, os argentinos Calleri, Enzo Diaz, Dinenno e Alan Franco, o paraguaio Bobadilla e o venezuelano Ferraresi. O técnico Hernán Crespo é da Argentina.

A situação não chega a ser preocupante porque Calleri está fora da temporada. O camisa 9 se recupera de uma cirurgia para correção de uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve