Por G1
Ex-presidente Evo Morales fala em golpe de Estado. Presidente do país, Luis Arce, afirmou haver “mobilizações irregulares” em unidades das Forças Armadas do país. Militares também foram vistos marchando em praças e ruas de La Paz.
O presidente da Bolívia, Luis Arce, afirmou nesta quarta-feira (26) que as Forças Armadas de seu país estão fazendo “mobilizações irregulares”. O ex-presidente Evo Morales falou em “golpe de Estado”.
Segundo testemunhas da agência de notícia Reuters, um tanque do Exército foi visto entrando no palácio presidencial, em La Paz.
Algumas unidades do Exército foram vistas agrupadas em praças e ruas de La Paz também nesta quarta. Militares faziam guarda no palácio nesta tarde (veja imagem acima).
O ex-presidente da Bolícia Evo Morales falou em golpe de Estado. Segundo Morales, um regimento do Exército colocou francoatiradores em uma praça de La Paz. O ex-presidente acusou o comandante do Exército, o general Juan José Zuñiga, de estar por trás da mobilização.
“Convocamos uma mobilização nacional para defender a democracia diante do golpe de Estado que o general Zuñiga está gestando”, disse Morales. “Não permitiremos que as Forças Armadas violentem a democracia e amedrontem o povo”.
A Organização dos Estados Americanos (OEA) condenou a movimentação e pediu respeito à democracia.
Em um comunicado em suas redes sociais, Arce também pediu que a democracia seja respeitada.
Foto: AP Photo/Juan Karita