Iga Swiatek se sente muito bem quando joga no WTA 1000 de Doha. Em uma de suas competições prediletas do circuito, a polonesa chegou a incríveis 13 partidas de invencibilidade, sendo 24 sets vencidos em sequência. Nesta segunda-feira, ela largou em busca do tetracampeonato com fácil vitória sobre uma antiga pedra no sapato, a grega Maria Sakkari, parciais de 6/2 e 6/3, já pela segunda rodada.
Disputado a nível 1000, abaixo apenas dos Grand Slams, o torneio de Doha reúne as principais tenistas do mundo. E, mesmo com enorme competitividade, parece ser a casa da segunda colocada do ranking, que defende seu tricampeonato e mostrou que chega forte para nova edição.
Swiatek teve pela frente logo uma ex-Top 10 e não encontrou dificuldades para somar mais uma vitória na carreira. Imponente do começo ao fim, precisou de 1h23min para avançar. Depois de perder seus três primeiros jogos da carreira contra a grega, ela agora vira o confronto ao ganhar a quarta seguida.
“Maria é uma grande jogadora e tenho muito respeito por ela”, disse Swiatek logo após o triunfo, sem querer saber de favoritismo. “Cada ano é diferente, cada ano há uma história diferente, então é difícil comparar e difícil encontrar uma coisa que funcione exatamente.”
A polonesa tenta igualar um feito realizado apenas por Caroline Wozniacki no século: ganhar quatro títulos seguidos em um torneio. A dinamarquesa foi tetracampeã em New Haven, entre 2008 e 2011. E o próximo desafio, pelas oitavas de final, sai do embate entre a checa Linda Noskova e a casaque Yulia Putintseva, que ganharam bem nesta segunda e se encaram na terça-feira.
Em outras partidas realizadas em Doha nesta segunda, destaque para o triunfo de outra polonesa, Magda Linette, sobre a russa Veronika Kudermetova, de virada, por 3/6, 6/0 e 6/4. A surpresa ficou para a eliminação da oitava favorita, a norte-americana Emma Navarro, com duplo 6/2 diante da canadense Leilah Fernandez.