Bambu pode suportar carga superior à do próprio aço. Quando comparados os valores médios de resistência à tração do bambu sobre o próprio peso ele se revela o aço verde da construção, podendo ser também chamado de bioconstrução.
Um dos fatores que atribuem ao bambu o slogan de aço verde é a facilidade de obtenção do material, com resistências físico-mecânicas mínimas normalizadas para a construção civil, em apenas poucos metros quadrados de plantio. Outra vantagem é a taxa de rebrota anual, que viabiliza a colheita periódica sem prejudicar a plantação. Ao contrário, quanto mais ele é cortado, mais tende a propagar-se.
O bambu é um material tão especial que possibilita seu uso em conjunto com diferentes materiais como bambu e terra, bambu e cimento e bambu e vidro. Outra maneira de utilizá-lo é mudando sua forma circular para esteiras.
O uso deste material sustentável em diferentes configurações, resulta em uma estrutura resistente, leve e permeável, em projetos eficientes, que otimiza recursos e reduz resíduos.
A estrutura de bambu pretende aumentar a conscientização sobre o material sustentável nas estruturas de construção. Apesar da crescente popularidade do material local, seu uso na construção ainda não é generalizado.
Inspirem-se nestas imagens e pensem em adotar biosistemas construtivos na execução de futuros projetos! Cheios de charme, sustentabilidade, sofisticação e consciência. Confiram!