Quatro suspeitos de participar de um esquema criminoso de furto de envelopes bancários pelo Brasil foram presos na manhã desta quinta-feira (27) pela Polícia Federal de Mato Grosso, nos municípios de Novo Oriente (CE) e Itaporanga (PB). Os criminosos conseguiram retirar uma quantia próxima a R$ 100 mil em espécie somente em dois dias.
As investigações identificaram que dois dos indivíduos passaram um final de semana em Mato Grosso e subtraíram envelopes com depósitos bancários de agências da Caixa Econômica Federal nos municípios de Cuiabá, Cáceres, Poconé, Várzea Grande e Mirassol D’oeste.
O jornal entrou em contato coma Caixa Econômica Federal, mas não obteve resposta até esta publicação.
A dupla, segundo a polícia, já possui antecedentes criminais pela prática do mesmo crime, inclusive já foram presos em flagrante em uma agência bancária do estado do Ceará no momento em que praticavam um novo furto de envelopes.
O 'golpe do envelope vazio' é uma prática comum entre estelionatários, onde o criminoso tira vantagem da boa fé das vítimas, enviando comprovantes de depósitos realizados. No entanto, esses depósitos não existem e não são compensados pelo banco.
Além das modalidades “pescaria” ou “jacaré”, os suspeitos praticavam fraudes relacionadas à coleta de dados de cartões bancários em todo país através de um equipamento eletrônico popularmente conhecido de “chupa-cabra”, que mantém o cartão da vítima preso no caixa eletrônico.
A investigação contou com o apoio da Delegacia da Polícia Federal de Cáceres (MT) e do GEFRON (MT) e os mandados foram cumpridos por equipes da Polícia Federal de Fortaleza/CE e João Pessoa/PB.