A Polícia Civil prendeu, neste sábado (25), um homem envolvido em casos de tortura e tentativa de homicídio contra trabalhadores de uma fazenda no município de São José do Xingu (938 km de Cuiabá). Os crimes ocorreram há 25 anos e o suspeito estava sendo procurado pelas forças de segurança desde que a Justiça Estadual decretou a sua prisão preventiva, em julho de 2024.
A captura do foragido se deu após investigação conjunta das delegacias de Alto Boa Vista e Regional de Vila Rica.
Segundo as investigações, quatro vítimas foram torturadas e quase mortas pelos seguranças da fazenda, em dezembro de 1999. Na ocasião, durante a madrugada, o gerente da fazenda acordou os funcionários, relatando que iria levar embora quem estive insatisfeito com o serviço e quisesse deixar a propriedade.
No caminho para o caminhão, os vigilantes ordenaram que os quatro funcionários que decidiram deixar o local deitassem no chão, iniciando uma série de agressões. As vítimas foram espancadas, chutadas, agredidas com coronhadas e golpes de facão. Uma das vítimas tentou correr, momento em que um dos seguranças efetuou um disparo de arma de fogo em sua direção.
Outra vítima, que havia vindo do estado de Mato Grosso do Sul para trabalhar no local, conseguiu fugir pela mata, mas no outro dia foi localizada pelos suspeitos e novamente agredida, torturada, chegando a ser amarrada com correntes para servir de exemplo para os demais funcionários.
As investigações apontaram ainda que as vítimas não recebiam salários prometidos e viviam em condições desumanas na propriedade.
Os suspeitos foram identificados e respondem a processo criminal na Justiça pelo grave crime praticado. Com o conhecimento da ordem de prisão em aberto, os policiais da Delegacia de Alto Boa Vista e da Delegacia Regional de Vila Rica conseguiram identificar o paradeiro do procurado, dando efetivo cumprimento ao mandado de prisão.
Ele foi localizado na zona rural de Alto Boa Vista e conduzido à delegacia do município para as providências cabíveis, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.