Cidades

Surfistas da praia de Medina fazem resgates

 

Os surfistas de Maresias estão mobilizados para ajudar as vítimas das chuvas que causaram estragos na Costa Sul de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Desde o fim da tarde de terça-feira (23), cerca de 50 surfistas se uniram ao Corpo de Bombeiros e Defesa Civil e usam suas pranchas e remos para resgatar as famílias que tiveram suas casas invadidas pela água.

O surfista Alexsandro dos Santos, mais conhecido como Abolição, se uniu a três amigos para ajudar os moradores dos bairros Maresias, Taúba, Boiçucanga e Juquehy. Ele usou uma prancha de stand up paddle no resgate. “Teve lugares em que a água ficou muito alta, então ajudamos moradores a salvar alguns objetos das casas e até a transportar eles. O mais importante foi ajudar as pessoas a conseguirem sair dos locais inundados”, disse.

"Foi bem complicado, a água subiu muito rápido. Mas surgiu muita gente para ajudar, cada um com sua prancha tentando ajudar como podia", afirmou o surfista Marcio Almeida, conhecido como Grilo.

Já André Motta, da Associação de Surfe da região, que também participou dos trabalhos de resgate das famílias ilhadas, agora pede doações para as vítimas das chuvas.

"Usamos as pranchas, stand up paddle, caiaque, tudo que dava pra ajudar a tirar essas famílias ilhadas. Nem eu e nem as pessoas que moram aqui há mais de 50 anos vimos algo assim. A água chegou a um nível que nunca tinha chegado, então precisamos da ajuda de todos. Até o próprio Gabriel (Medina) colocou que quer ajudar e o mais importante agora é que todas as pessoas ajudem como puder", disse.

A Defesa Civil informou nesta quarta-feira (24) que cerca de 70 pessoas estão desalojadas por conta da chuva. Com as famílias atingidas pela chuva já retiradas de suas casas, os surfistas agora se empenham em angariar doações. "Agora a água baixou, mas estamos praticamente ilhados por conta da dificuldade de acessos. Mas precisamos de doações de colchões, água, comida e roupa para essas pessoas", disse Motta.

As doações devem ser levadas para a Sociedade Amigos de Maresias, que fica na Rua Elis Regina, no Shopping Iorana. O telefone para contato da associação é (12) 3865-5262. As doações também podem ser levadas ao Fundo Social, que fica na Rua Sebastião Silvestre Neves, n° 122.

Campeão Mundial
Além dos estragos, as chuvas também provocaram o cancelamento da festa de recepção que estava sendo preparada para recepcionar o surfista Gabriel Medina nesta quarta-feira. A chegada do surfista Gabriel Medina a São Sebastião estava prevista para às 10h na praia de Juquehy. Ele seria levado por um caminhão do Corpo de Bombeiros até o centro de Maresias.

Rio-Santos
Desde a noite de terça-feira, a Rodovia Rio-Santos está interditada no trecho de São Sebastião, devido a quedas de barreiras no Km 151, em Maresias, e no Km 159, em Boiçucanga. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), equipes trabalham junto com a Defesa Civil para remover a terra da pista, mas não há previsão de liberação do trânsito pelo local.

Por conta da interdição da rodovia, o prefeito da cidade, Ernani Primazzi (PSC),  que decretou estado de alerta no município, pediu que o turista evite descer para o litoral. “Existem várias quedas de barreira na SP-55, então aconselhamos que ninguém tente passar pelo trecho entre Maresias e Camburi, devido ao risco de novas quedas. Se mantenham nos bairros e aqueles que querem vir, aguardem a normalização do trânsito”, disse.

Estado de Alerta
Durante esta quarta, a cidade deve receber apoio do Estado, que deverá contabilizar os danos registrados para avaliar se São Sebastião terá estado de emergência decretado. Alguns bairros na costa sul de São Sebastião ficaram sem energia até a manhã desta quarta. Apesar da chuva forte, três balsas que realizam o transporte até Ilhabela estão operando normalmente, com tempo de espera de 30 minutos.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.