A bancada federal de Mato Grosso articula a indicação do suplente de senador, o médico Jorge Yanai (Podemos), para ocupar o comando do Ministério da Saúde.
As movimentações se dão uma vez que o atual ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), deve ser demitido nos próximos dias em razão de desentendimentos com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Bolsonaro inclusive começará a receber nesta quinta-feira (16) os nomes dos cotados para suceder Mandetta no comando do Ministério da Saúde.
Segundo apurou a reportagem, o nome de Jorge Yanai será levado alta cúpula presidencial nas próximas horas.
O nome de Yanai, que é primeiro suplente do senador Wellington Fagundes (PL), contaria com apoio de maioria da bancada mato-grossense.
Outro aliado próximo ao presidente Jair Bolsonaro é o deputado federal José Medeiros (Podemos), que teria sugerido o nome do médico para a linha de sucessão de Mandetta.
O médico também contaria com o apoio do senador Jaime Campos (DEM), mesmo Mandetta sendo de seu partido. O senador tem longo vinculo de amizade com Yanai.
Yanai formou-se em medicina na Universidade Federal do Paraná e migrou para Sinop (distante 500 quilômetros de Cuiabá) em 1980, onde se dedicou a medicina, pecuária e política.