Circuito Cinema

Super-Homem impede filme do Capitão Marvel, diz diretor

 
O diretor contou um pouco mais: “Em essência, ele [Capitão Marvel ou Shazam] é muito parecido com o Super-Homem. Ainda há a questão do garoto preso dentro do corpo de um super-herói, então há uma oportunidade de brincar com o lado do humor miturado à ação. Originalmente, Stan Lee me trouxe o Quarteto Fantástico para dirigir. Aí sempre me pergunto `por que eu?`. Stan disse que era porque há senso de humor nos heróis da Marvel. Que estes personagens têm falhas e que isso os torna engraçados”. Segal revela que foi o produtor Toby Emmerich quem se aproximou e lhe ofereceu Shazam, suposto nome do longa. “E foi por estas mesmas razões: usar o humor e misturar com grandes cenas de ação. Sempre adorei Shazam, mas não acho que ele vá ver a luz do dia tão cedo”.
 
O Capitão Marvel – de novo, atual Shazam – é um dos maiores heróis do universo DC. Ele foi criado em 1939, um ano depois do surgimento do Super-Homem e era quase uma cópia do maior personagem da DC Comics. O herói estreou um ano depois, em 1940, na editora Fawcett. A história mostra Billy Batson, um repórter de rádio que é escolhido pelo mago Shazam como seu campeão. Quando Billy pronuncia "Shazam" transforma-se no Capitão Marvel, um sujeito com podres como superforça e voo. Era praticamente invencível.
 
A revista do personagem vendia muito bem e tudo era só alegria até o dia em que a DC Comics resolveu processar a Fawcett, alegando quebra de direitos autorais. Resultado: em 1953 a publicação foi suspensa e Capitão Marvel desapareceu por um bom tempo. Apenas em 1972 a própria DC licenciou o personagem (e seus coadjuvantes) e lançou novas histórias. No início dos anos 90, a DC comprou definitivamente os direitos de publicação e hoje o super-herói integra o universo da editora. Tudo bem que ele quase nunca aparece, seus gibis próprios são frequentemente relançados e cancelados, mas beleza.
 
Só para você saber: nos anos 40, o Capitão Marvel ganhou uma série exibida nos cinemas antes do filme principal. Nos anos 70 ele teve um seriado televisivo também.
 
Cinema UOL
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Circuito Cinema

“Cowboys do Espaço” não é um grande filme, mas diverte

Não é impossível que venha a enfrentar a concorrência dos "Cowboys do Espaço" (HBO Family, 20h45, 12 anos), velhos candidatos
Circuito Cinema

Novo filme de Wagner Moura mostra pai em busca do filho desaparecido

O longa de estreia de Luciano Moura venceu o prêmio de melhor filme pelo voto popular no Festival do Rio