Cidades DESTAQUE 3

Sucesso da Black Friday no Brasil reforça importância de datas comerciais para o varejo, dizem especialistas

Consolidada há mais de uma década no calendário varejista do Brasil, a Black Friday já se tornou um dos dias mais aguardados pelos comerciantes. Os números ajudam a explicar tamanha expectativa. Conforme levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 8 em cada 10 pessoas em Mato Grosso e no país deve fazer compras na data. Somente em Cuiabá, a estimativa de movimentação financeira é superior a R$ 486 milhões.

As projeções otimistas relacionadas ao aumento de fluxo de comerciantes e vendas na Black Friday destacam que a importância da criação de dias especiais para impulsionar geração de receitas e fortalecer relacionamento com clientes.

Especialistas frisam que os empreendedores devem organizar um calendário personalizado para o negócio como uma ferramenta estratégica, permitindo que se programe e execute tarefas com mais eficiência em determinadas ocasiões.

Ainda de acordo com consultores de vendas, a estruturação de campanhas promocionais focadas nas datas mais relevantes para o seu segmento precisa de personalização de mensagens para que haja uma conexão com o público-alvo. Ajustes na operação logística para lidar com o aumento de pedidos, revisão de prazos de entrega, contratações temporárias para a equipe de suporte e treinamento adicional para o time de atendimento e vendas também são dicas valiosas.

“São possibilidades extras que permitem ao comerciante entender as tendências de comportamento do consumidor e promover melhor giro de estoque e vendas aquecidas não somente nas datas tradicionais, mas também durante o ano todo. Isso é fundamental para estreitar laços e fidelizar a clientela, bem como atrair novos consumidores”, comenta o proprietário da marca Raphael Benetti, Junior Macagnam.

Na visão do empresário, o principal fator que explica o sucesso da Black Friday é a grande oferta de promoções sobre produtos e serviços. Parte dos lojistas também apostam em condições facilitadas de pagamento para incrementar o faturamento às vésperas do Natal. “Além de mais antenado e engajado, o consumidor moderno gosta de sentir que está tendo algum tipo de vantagem na hora da compra. Por isso, é essencial que as empresas invistam em descontos e também na qualidade do atendimento para estabelecer empatia com o cliente”, finaliza Macagnam.

Nesta Black Friday, a Raphael Benetti oferece diversos modelos de camisas e camisetas com até 40% de descontos até o próximo domingo (1 de dezembro). A marca tem lojas em Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis e conta com opções de calçados, acessórios, calças e costumes. A gerente da unidade do Pantanal Shopping, Maria Lucimara Almeida, projeta movimentação intensa de clientes até o fim da semana.

“É a chance que muitos homens esperam para renovar o guarda-roupa e aproveitar os preços mais atrativos. Porém, vale ressaltar que embora seja uma marca voltada para a moda masculina, grande parte dos nossos clientes são mulheres que vão em busca de presentes para amigos, familiares e companheiros ou mesmo para ajudar os parceiros na hora da escolha”, comenta Maria Lucimara.

João Freitas

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.