Mix diário

Suíça apresenta acusações contra Credit Suisse e UBS por escândalo dos ‘tuna bonds’

A Procuradoria-Geral da Suíça informou que apresentou acusações contra o Credit Suisse – e seu atual controlador, o UBS Group – em um caso relacionado ao chamado escândalo dos “tuna bonds” de Moçambique, citando o que descreveu como falhas na prevenção de lavagem de dinheiro no Credit Suisse.

A denúncia tem como alvo um funcionário do antigo Credit Suisse e o próprio Credit Suisse e sua controladora sob o argumento de não terem adotado medidas organizacionais para evitar a suposta lavagem de dinheiro.

“Rejeitamos firmemente as conclusões da Procuradoria-Geral e defenderemos nossa posição de forma vigorosa”, disse uma porta-voz do UBS.

O escândalo dos tuna bonds, que envolveu Moçambique captando recursos com investidores de dívida de mercados emergentes, foi revelado por uma investigação do Wall Street Journal em 2016, anos antes de o UBS adquirir o Credit Suisse. O escândalo era associado a projetos marítimos duvidosos, incluindo uma frota de pesca.
Fonte: Dow Jones Newswires

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve