Embora o Volkswagen Polo tenha liderado o ranking de vendas de carros novos do Brasil em vários momentos de 2024, a Fiat Strada levou a melhor mais uma vez e encerrou o ano no topo da lista de emplacamentos de automóveis e veículos comerciais. Com isso, a picape compacta feita em Betim (MG) conquistou o posto pelo quarto ano consecutivo.
Em 2024, a Strada teve 144.684 emplacamentos registrados. Por sua vez, o hatch da Volkswagen somou 140.177 vendas no mesmo período, uma diferença de apenas 4.507 unidades, ou 3,2%. Os dados foram divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias.
Completam o pódio dos cinco mais emplacados o Chevrolet Onix, que ficou em terceiro, mas bem atrás da dupla campeã, seguido do Hyundai HB20, em quarto, e do Fiat Argo, em quinto. Vale lembrar que, exceto a picapinha, todos os demais modelos são hatches.
Na categoria de SUVs, a mais desejada do País atualmente, o Volkswagen T-Cross foi o líder. O modelo produzido em São José dos Pinhais (PR) foi atualizado recentemente e também garantiu a sexta posição do ranking geral.
O VW ficou bem à frente do Chevrolet Tracker, que é fabricado em São Caetano do Sul, no ABC paulista, e do Creta. O Hyundai feito em Piracicaba (SP) também recebeu boas novidades no fim de 2024.
Outro destaque é o avanço das vendas de carros eletrificados, que inclui híbridos e elétricos. Do segundo grupo, o BYD Dolphin Mini disparou na preferência do consumidor e ficou na 35ª posição entre os automóveis e comerciais leves. Conforme a Fenabrave, 21.946 unidades do carrinho chinês foram emplacadas no País de janeiro a dezembro de 2024.
Seu “irmão” maior, Dolphin, também entrou no ranking, mas na penúltima colocação entre os 50 modelos mais emplacados em 2024. No total, o hatch somou 15.201 vendas no País no ano passado.
A BYD garantiu ainda a liderança de emplacamentos de híbridos em 2024, com o Song Plus. O SUV chinês teve 18.033 vendas e ficou na 41ª posição no ranking geral.
Aliás, embora o GWM Haval H6 tenha liderado as vendas do segmento em boa parte do ano passado, acabou perdendo a posição na reta final por uma diferença de 121 carros. O SUV importado da China, e que será feito no Brasil em breve, teve 17.912 vendas.
Das marcas, a Fiat liderou o mercado brasileiro em 2024. A VW ficou na segunda posição e a Chevrolet, na terceira.