A defesa do ex-deputado José Riva (PSD) sofreu mais uma derrota na tarde desta sexta-feira (27). A analise do habeas corpus protocolado no Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi negado pela ministra Maria Thereza de Assis Moura.
A íntegra da decisão não foi disponibilizada pelo tribunal, por isso, as informações iniciais apontam que o STJ considerou o recurso incabível, portanto nem irá analisar o pedido de soltura de Riva.
Esta foi a segunda tentativa dos advogados de colocar Riva em liberdade, o social democrata está preso desde o último sábado no Centro de Ressocialização de Cuiabá, antigo Carumbé.
Na quarta-feira (25), o pedido de liberdade impetrada no Tribunal de Justiça foi negado pelo desembargador Rondon Bassil Dower Filho.
Prisão
O ex-parlamentar foi preso neste sábado, por volta das 14h, em sua residência, no bairro Santa Rosa, em Cuiabá, pelas investigações da Operação Imperador.
O ex-deputado Jose Riva (PSD), que deteve mandato por 20 anos, chegando a ocupar os cargos de secretário e presidente do parlamento, é apontado como líder da organização que teria desviado mais de R$ 60 milhões dos cofres públicos com falsas aquisições envolvendo cinco empresas do ramo de papelaria, todas de “fachada”.
Para se ter uma ideia, em apenas um ano essas empresas venderam mais de 30 mil toners à Assembleia Legislativa que, na época dos fatos, contava com apenas 150 impressoras.
A prática reiterada e a gravidade dos crimes praticados foram os principais argumentos apresentados pelo Gaeco para garantir a prisão preventiva do ex-parlamentar, cujo mandado foi cumprido neste sábado.
A ação civil proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE MT), também apontou o envolvimento da ex-secretária estadual de cultura, Janete Riva (esposa do deputado José Riva), servidores públicos e empresários. São eles: Djalma Ermenegildo, Edson José Menezes, Manoel Theodoro dos Santos, Djan da Luz Clivatti, Elias Abrão Nassarden Junior, Jean Carlo Leite Nassarden, Leonardo Maia Pinheiro, Elias Abrão Nassarden, Tarcila Maria da Silva Guedes, Clarice Pereira Leite Nassarden, Celi Izabel de Jesus, Luzimar Ribeiro Borges e Jeanny Laura Leite Nassarden.
Desembargador nega pedido de liberdade e Riva continua preso
Riva divide cela sem ar condicionado com acusado de abuso sexual
José Riva é acusado de liderar esquema que desviou mais de R$ 60 milhões da AL