Foto Ednei Rosa
O Superior Tribunal de Justiça negou mais um pedido de Habeas Corpus (HC), do ex-governador Silval Barbosa. O pedido de liberdade foi negado nesta quinta-feira (26), pelo desembargador Ericson Maranho, da 6ª turma do STJ. Com a negativa, Silval deve continuar preso no Centro de Custódia de Cuiabá (CCC).
O ex-governador está preso desde o mês de setembro, por determinação da juíza da Sétima Vara Criminal da Capital, Selma Rosane Santos Arruda. Silval, que foi preso na Operação Sodoma, é acusado de participar de esquema de corrupção na distribuição de incentivos fiscais em Mato Grosso. Além do ex-governados, também são acusados de participar do esquema os ex-secretários de Fazenda, Marcel de Souza Cursi, e Casa Civil e Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf.
Silval agora deverá aguardar o julgamento do processo no superior tribunal. Ainda não há data para ser analisado.
Operação
Silval e os ex-secretários Nadaf e Cursi são acusados de montar um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro. O esquema envolvia à concessão de incentivos fiscais, por meio do Prodeic (Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso).
Eles tiveram a prisão pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), por meio da Operação Sodoma, deflagrada no dia 15 de setembro. Na ocasião, onze mandados de busca e apreensão foram cumpridos.