Nacional

STF firma acordo com fundação do Exército

A POUPEX é gerida pela Fundação Habitacional do Exército (FHE) e opera dentro das regras do Sistema Financeiro de Habitação. O convênio foi assinado por Fernando Silveira Camargo, diretor-geral do STF, e pelo general Eron Carlos Marques, presidente da POUPEX e da FHE.

A contratação pelo STF sugere que a fraude identificada em 2010 nos contratos fictícios firmados pela Associação dos Juízes Federais da 1ª Região (Ajufer) com a FHE/POUPEX não abalou a imagem dessa instituição financeira junto à cúpula do Judiciário.

No site da Poupex, o Supremo está citado na lista de mais de 30 tribunais com os quais a instituição mantém convênio.

Embora não tenha havido maior transparência, na época, para informar eventuais responsabilidades de servidores ou dirigentes, a FHE/POUPEX tomou as medidas apropriadas quando uma auditoria interna constatou as irregularidades nos contratos com a associação de magistrados: moveu ação ordinária na Justiça Federal da 1ª Região, cobrando uma dívida de R$ 21 milhões.

A ação de cobrança foi ajuizada, mesmo sabendo-se que alguns dos suspeitos –ex-presidentes da entidade, hoje investigados– eram magistrados influentes na Justiça Federal daquela região.

Fonte: FOLHA.COM

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus