Cidades

STF dá aval para que governo de MT contraia empréstimo de U$ 250 milhões que só será quitado em 2039

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) deram o aval para que o governador Mauro Mendes (DEM) contraia um empréstimo de U$ 250 milhões junto ao Bando Mundial que só será quitado em 2039.

Em junho do ano passado, a ministra do STF Rosa Weber já havia determinado que a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) desse o aval para o empréstimo. A decisão foi referendada pelos demais ministros nessa segunda-feira (5).

O STN havia se recusado a avalizar a operação financeira alegando que o estado ultrapassou a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para pagar pessoal e, por isso, não poderia ser avalista do empréstimo.

O principal objetivo do governo é usar o novo empréstimo para quitar a dívida com o Bank of America, que tem parcelas a serem pagas até 2022. O novo empréstimo seria pago em 20 anos.

Com o novo empréstimo, o prazo é estendido para 2039, com pagamentos mensais de pouco mais de R$ 1,6 milhão. E os juros caem dos atuais 5% para 3,5% ao ano.

A operação de crédito tem dois objetivos principais: devolver sustentabilidade fiscal ao estado e aumentar a capacidade institucional para a agricultura sustentável, conservação florestal e diminuição dos problemas causados pelas mudanças climáticas.

A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) em março do ano passado.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.