Foto: Lenine Martins/Secom-MT
Da Redação
Na manhã desta sexta-feira (05) a Santa Casa de Misericórdia da capital inaugurou a nova Enfermaria do SUS com mais de 29 leitos, sendo 11 destinados para a oncologia. A reforma e ampliação foi resultado de parcerias, principalmente com o governo do estado.
Os investimentos foram na ordem de R$ 2,2 milhões, sendo que o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), investiu R$ 1,8 milhão, na reforma completa do telhado da Enfermaria, que inclui o Pronto-Atendimento (PA) Infantil e área de atendimento. “Agora o paciente do SUS vai ter um atendimento melhor”, garante o presidente da Santa Casa, o médico Antônio Preza.
A reforma e ampliação melhora o atendimento em todos os sentidos. Além do aumento do numero de leitos disponíveis do SUS, os colaboradores da instituição vão encontrar um ambiente melhor. Antes da reforma, literalmente chovia na Enfermaria, conforme relato da direção do hospital. A primeira-dama Roseli Barbosa conheceu a Enfermaria e abraçou a causa da reforma.
Antônio Preza explica que a reforma acontece também com a parceria do Centro de Apoio no Combate ao Câncer "Pe. Onesto Costa" (Paróquia São Cristovão), de Primavera do Leste, que possibilitou a implantação de 11 enfermarias de oncologia. As demais enfermarias são para atendimento clinico do centro cirúrgico. “Este é um processo de reconstrução da Santa Casa, que já vem de algum tempo. A primeira obra foi a reforma do PA Infantil e agora a Enfermaria, e esperamos entregar as demais reformas, com outros parceiros ainda este mês”. Mês que se comemora os 197 anos de fundação da instituição. (com assessoria)